Orlando Gonzalez
www.radiomaringa.com.br
O regulamento da CBV deixa claro que os dois últimos
colocados, 11º e 12º colocados, serão rebaixados à Superliga B. Agora, tem que
ler e entender o regulamento. Não adianta observar a parte final, e achar que o
time não será rebaixado. Mas vamos tentar esclarecer, e depois, se não
entenderem, a gente também pode desenhar. Primeiro diz: os dois últimos serão
rebaixados e depois disputam um torneio de segundona, que a CBV denominou
repescagem. Mas é uma segundona para ver quem sobe e conquista a última vaga
para a temporada 2016/2017.
É assim: Os dois últimos da Superliga serão rebaixados para
a Segunda Divisão. Posteriormente, ainda neste ano, vão disputar a repescagem,
ou um Quadrangular de Segunda Divisão: Os dois piores da Superliga, mais o 2 º
e 3 º colocados da Superliga B. Então, vai ser um quadrangular para ver quem
sobe, quem vai ficar com a 12º vaga para a competição 2016/2017. Se fosse uma
repescagem, como denominado, deveria contar com times apenas da primeira divisão
(Superliga). Por exemplo, por quê não participam dessa repescagem o nono e décimo
colocados após o fim da primeira fase? Simplesmente porque eles vão se manter
na Superliga.
O problema para o entendimento de alguns é a palavra
repescagem, que pensam ser a sequência do campeonato. De qual campeonato? Da Superliga
ou da Superliga B? Poderia realmente ser quadrangular da segundona. Torneio da
Morte não poderia, porque isso seria apenas para os dois da Superliga, enquanto
os times da Superliga B estariam lutando pelo acesso e, para eles, seria o
Torneio dos Sonhos. Mas a palavra repescagem está jogando gente à segunda divisão
antes do time de vôlei da cidade, essa é a verdade.
Para comprovar que é um quadrangular de segunda divisão, a
pergunta: Alguém já viu um time que disputa uma divisão enfrentar uma equipe
divisão inferior e chamarem isso de repescagem? Mas tem gente que se apega a
isso para não acreditar no rebaixamento. Então, outra pergunta: Se Copel
Telecom (11º) e Juiz de Fora (12º) não forem rebaixados ao fim da primeira
fase, será que alguém pode explicar como somente um, e se vencer o quadrangular
da segundona, poderá disputar a Superliga 2016/2017?
EXEMPLOS
Os dois times da Superliga B vão tentar a CONQUISTA (não tem
a vaga) da última vaga à Superliga 2016/2017.
Os dois times da Superliga vão tentar RECONQUISTAR (porque
perderam as vagas) a última vaga à Superliga 2016/2017.
Outra situação. No balanço final da CBV, quais os times que
vão aparecer como rebaixados? Respondo: 11º e 12º colocados. E acrescentar que,
se um dos dois da Superliga vencerem, que este reconquistou a vaga. Será que
ficou evidente que os dois últimos colocados serão oficialmente os rebaixados?
Hum, dúvida? Também podem tentar o contato com a CBV. E
podem fazer as mesmas perguntas para a turma técnica de lá.
Outra certeza que existe é: para o Copel Telecom/Maringá Vôlei
fugir da ´repescagem´ ou segundona é muito simples. É só vencer todos os jogos
que restam. E não é só vencer não. Também um pouco de torcida contra os rivais
na tabela de classificação.

Comentários
Postar um comentário