CIRCUITO BRASILEIRO: Disputa por título da temporada tem atletas consagrados e nova geração

O Circuito Brasileiro Vôlei de Praia já passou da metade da temporada 2015/2016 e a briga pelo título geral fica cada vez mais afunilada. Neste final de semana, em Niterói (RJ), a sexta etapa será importante para os planos de levantar o troféu. E a disputa mostra a renovação do esporte, com duas duplas experientes liderando os rankings masculino e feminino, mas outros dois times de jovens atletas na cola, tentando assumir a primeira posição.

No torneio masculino, os campeões mundiais e representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, Alison e Bruno Schmidt (ES/DF), lideram com 1.560 pontos. Na segunda posição estão Guto e Saymon (RJ/MS), ambos de 22 anos, com apenas 40 pontos a menos. Além de buscarem a conquista, a dupla de jovens comandados pela técnica Letícia Pessoa admite também aprender com os adversários e ídolos dentro de quadra.

"Não esperava brigar pelo título de maneira tão rápida, temos menos de um ano de parceria, somos dois jogadores jovens, mas os resultados apareceram e agora vamos buscar com toda dedicação. Tivemos um bom começo com ouro na primeira etapa, o que deu confiança. Quero aproveitar o fato de estar jogando ao lado do Rio de Janeiro, vou convocar amigos, parentes, muita gente para torcer por nossa equipe. Estamos tranquilos, sabemos que não temos a obrigação do título, mas vamos nos doar 100%", disse Guto.

A disputa no torneio feminino também tem situação bastante semelhante. Larissa e Talita (PA/AL), que representarão o Brasil nos Jogos, estão na primeira posição do ranking, tendo somado até o momento 1.920 pontos. Na segunda posição estão Duda e Elize Maia (SE/ES), em uma mescla maior de experiência e juventude. Duda tem 17 anos e é bicampeã mundial Sub-19, enquanto Elize Maia tem 31 anos e vive melhor fase da carreira.

"Larissa e Talita são duas referências, representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos e tentamos sempre observar, aprender. Estamos com 1.560 pontos, é uma diferença considerável, mas vamos tentar sempre fazer nosso melhor, nos preocuparmos com nossa parte. Estamos felizes pelo fato de os resultados terem aparecido rápido. O importante é que mantenhamos o crescimento", destacou Duda, que é a brasileira mais jovem a vencer uma etapa nacional.

O torneio masculino terá Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Guto/Saymon (RJ/MS), Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Luciano/Márcio Araújo (ES/CE), Ricardo/Emanuel (BA/PR), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Allison Francioni/Vinícius (SC/ES), Jô/George (PB), Oscar/André Stein (RJ/ES), Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR), Léo Gomes/Bernat (RJ), Marcus/Léo Vieira (RJ/DF), Bernardo Lima/Rodrigo Saunders (CE), Benjamin/Daniel Souza (MS/RJ), Anderson Melo/Nilton (RJ/RO).

Na competição feminina as duplas serão Larissa/Talita (PA/AL), Duda/Elize Maia (SE/ES), Juliana/Taiana (CE), Lili/Maria Elisa (ES/PE), Val/Josi (RJ/SC), Rachel/Ângela (RJ/DF), Izabel/Camila (PA/RJ), Thati/Renata (PB/RJ), Neide/Rebecca (AL/CE), Ana Patrícia/Carol Horta (MG/CE), Andrezza/Naiana (AM/CE), Tainá/Andressa (SE/PB), Danielle/Érica Freitas (MS/MG), Flávia/Amanda (RJ), Pauline/Fernanda Nunes (RJ), Bruna/Semírames (PB/SP).

A liderança do torneio masculino após as cinco etapas disputadas é de Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), que soma 1.560 pontos. Na sequência estão Guto/Saymon (RJ/MS), com 1.520 pontos. No feminino, Larissa/Talita (PA/MS) lidera com 1.920, com Duda e Elize Maia na segunda posição, tendo obtido 1.560 pontos até agora.

SISTEMA DE DISPUTA
O Circuito Brasileiro Open será realizado em três dias, sempre com jogos tanto do masculino e feminino. Os jogos começam na sexta-feira (29.01), quando ocorrem os jogos da primeira fase. No sábado (30.01) serão disputadas a repescagem (Round 1), quartas de final e semifinais. O domingo (31.01) sedia a disputa de bronze e a final masculina e feminina. As decisões terão transmissão ao vivo do SporTV.

Os primeiros colocados de cada grupo - nos dois naipes - avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem). Os vencedores das quartas avançam às semifinais.

CREDENCIAMENTO
Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Niterói (RJ) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, na sala de imprensa, de sexta-feira (29.01) até sábado (30.01), das 9h às 19h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.

Coletiva de Imprensa: Os campeões da etapa de Brasília e medalhistas no Circuito Mundial, Guto e Saymon, e a medalhista Pan-Americana e mundial Lili Maestrini concederão entrevista aos jornalistas na quinta-feira (28.01), às 16h, no espaço VIP da própria arena montada na Praia de Icaraí. O campeão olímpico Emanuel, que concederia coletiva, terá uma visita social no mesmo horário e não poderá participar.

Importante: Não haverá entrega de credenciais no domingo (31.01), dia das finais.

SERVIÇO - CIRCUITO BRASILEIRO - NITERÓI (RJ)
Data: De sexta-feira (29.01) a domingo (31.01)
Horários: Sexta, das 09h às 17h; Sábado, das 10h às 16h, e das 17h30 às 22h; Domingo, das 08h30 às 12h
Local: Praia de Icaraí, s/ n°
Entrada Franca

+ www.radiomaringa.com.br

Comentários