RÁDIO MARINGÁ - Desclassificação, protesto e confirmação: Daniel Mendes fatura o terceiro ouro do Brasil em Doha

Daniel Mendes conquistou nesta segunda-feira, 26, a terceira medalha de ouro do Brasil no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Doha, no Catar. O velocista venceu os 400m da classe T11, em dia em que a equipe brasileira ainda levou mais três medalhas: a prata de Kelly Peixoto (arremesso de peso, F41) e os bronzes de Renata Bazone (1.500m, T11) e de Jonas Licurgo (lançamento de dardo, F55). O Brasil ocupa a décima colocação no quadro geral de medalhas, com três ouros, oito pratas e oito bronzes.
 
A vitória de Daniel Mendes só foi confirmada cerca de quatro horas depois da disputa. Inicialmente, o ouro havia ficado com Felipe Gomes, também brasileiro, que acabou desclassificado por uma invasão do guia, Jorge Augusto, da raia ao lado. Em seguida, as delegações da Espanha e França - representando respectivamente os atletas Gerard Descarrega e Timothee Adolphe, segundo e terceiro colocados - entraram com protesto contra Daniel, sob alegação de ajuda irregular do guia, Heitor Sales. 
 
Em princípio, o recurso foi acatado e o capixaba também foi desclassificado. Foi a vez de a delegação brasileira entrar em cena e, após recorrer ao júri de apelação do Mundial de Atletismo, conseguir recuperar a medalha de Daniel, utilizando evidências de vídeo da transmissão do evento. 
 
"Fiquei triste pelo Felipe porque somos amigos, mas infelizmente ele foi desclassificado. Em seguida, nos preparávamos para o pódio e recebemos a notícia da nossa desclassificação após um recurso. Então bate uma angústia porque você não sabe o que aconteceu. Ainda bem que nao havia fundamento no recurso contra nós. Só temos de aguardar a cerimônia agora, mas fico muito feliz", disse Daniel Mendes, cuja cerimônia para receber a medalha acontece nesta terça-feira, 27. 
 
Mais cedo, Kelly Peixoto também colocou seu nome entre os medalhistas do Brasil no Mundial. Ela faturou a prata no arremesso de peso, F41, com 7,84m. O ouro foi para a tunisiana Raoua Tlili, que registrou 9,78m. Completou o pódio Claire Keefer, da Austrália, com 7,62m. Ela foi a estreia de Kelly, de apenas 19 anos, em Mundiais. Ela já almeja voos mais altos nos Jogos do Rio-2016. 
 
"A prova estava muito difícil. Esperava ganhar medalha, mas não bater o recorde brasileiro. Agora, quero bater o recorde mundial nos Jogos do Rio-2016. Vou treinar muito e focar no objetivo", afirmou.
 
Das provas de campo também veio uma das medalhas de bronze. Jonas Licurgo foi terceiro colocado no lançamento de dardo, F55. Ele atingiu a marca de 30,56m. A outra foi conquistada na última prova do dia: Renata Bazone sagrou-se medalhista dos 1.500m, classe T11. Ela conseguiu a melhor marca de sua carreira, com o tempo de 4min59s93. 
 
Nesta terça-feira, 26, diversos brasileiros voltam a entrar em ação. Nomes como Terezinha Guilhermina e Yohansson Nascimento, que já conquistaram medalhas em Doha, tentarão novos pódios, agora nos 100m de suas respectivas classes (confira mais abaixo). 
 
O Mundial Paralímpico de Atletismo está sendo disputado por 1.315 atletas (incluindo atletas-guia) de 88 países. A competição ocorre até o dia 31 de outubro, em Doha, no Catar. 
 
Programação dos brasileiros - terça (27/10)
9h30 - Jerusa Geber, Jhulia Karol, e Terezinha Guilhermina – eliminatórias dos 100m (T11)
9h33 - Ricardo Oliveira – final do salto em distância (T11) 
11h26 - Gustavo Araújo – semifinal dos 400m (T13)
11h38 - Marivana Oliveira – final do arremesso de peso (F35)
11h42 - Yohansson Nascimento – semifinal dos 100m (T47) 
16h - Jerusa Geber, Jhulia Karol e Terezinha Guilhermina – semifinal dos 100m (T11)* 
16h15 - Claudiney Batista e Thiago Paulino – final do arremesso de peso (F57)
16h55 - Rodrigo Parreira – final do salto em distância (T36)
17h10 - Yohansson Nascimento – final dos 100m (T47)*
17h20 - Tascitha Cruz – final dos 100m (T36)
20h - Alessandro Silva – final do lançamento de disco (F11)
20h05 - Indayana Couto – final dos 200m (T13)
www.radiomaringa.com.br

Comentários