JOGOS PAN-AMERICANOS: Brasil bate Porto Rico e está na grande decisão

A seleção brasileira masculina de vôlei está garantida na final dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. A equipe dirigida pelo técnico Rubinho bateu Porto Rico, nesta sexta-feira (24.07), por 3 sets a 0 (25/16, 25/17 e 25/23), em 1h19 de partida, e garantiu a classificação. Na grande decisão, os brasileiros enfrentarão a Argentina, que venceu o Canadá na outra semifinal, na partida que será realizada às 16h de domingo (26.07), último dia de competições em Toronto. O jogo terá transmissão da Record e do SporTV.

Brasil e Argentina já se enfrentaram nesta edição do Pan, com vitória verde e amarela por 3 sets a 0. Só que, para o oposto Renan, maior pontuador desta sexta, com 16 acertos, o resultado anterior não representa facilidade para a seleção brasileira. O mais importante neste momento, segundo o atacante, é fazer uma boa preparação para a grande final.

"Esse é o meu primeiro Pan e já estou na final. Foi difícil o caminho, jogos bem complicados, e agora temos que treinar bem amanhã para entrar em quadra com tudo no domingo. Estamos muito felizes, principalmente pela comissão técnica ter acreditado nesse time mais jovem e temos que aproveitar essa chance. Vamos com tudo para a final", disse Renan.

O mais jovem da seleção brasileira, o ponteiro Douglas, de 19 anos, comemorou a classificação. "Estar nessa final é incrível. Não tem como descrever. Minha primeira final com a seleção adulta, jogando de titular, e estou muito feliz. Além disso, estou confiante para domingo. Hoje, estávamos ganhando fácil de 2 a 0 e demos uma desconcentrada, mas conseguimos voltar e fizemos um bom terceiro set", comentou Douglas.

Responsável pela armação das jogadas, o levantador Murilo Radke, que já esteve presente na edição passada dos Jogos Pan-Americanos, elogiou o desempenho da equipe nesta partida pela semifinal.

"Fomos muito bem na virada de bola e temos que tentar manter isso para a final. Acho que a Argentina vai vir com mais vontade do que no outro jogo e temos que estudar muito bem o jogo deles", disse Murilo, que ainda descreveu a sensação de representar o país. "Estou na seleção há 10 ano desde a base e é sempre um orgulho. Estar com a camisa da seleção é um sonho".

O capitão do Brasil neste Pan, Maurício Borges, também destacou a importância da preparação para a partida que definirá o campeão do Pan de Toronto. "A Argentina vai vir com tudo, e nós temos que entrar em quadra com total disposição para cima deles também. Temos que descansar hoje e estudar bastante o adversário da final", concluiu Maurício.

O JOGO

A primeira bola do jogo já foi disputada e o central Maurício Souza pontuou para o Brasil. A equipe verde e amarela começou bem e, no bloqueio, fez 3/1. Quando o placar apontou 4/1, Porto Rico pediu tempo. No comando do set, a seleção brasileira chegou a 9/5. Os porto-riquenhos se recuperaram e aproximaram no placar em 11/9. A boa vantagem foi mantida em 17/11. No bloqueio de Murilo Radke, 19/13. Com mais um ponto de bloqueio, o Brasil fez 23/15. No final, 25/16.

O segundo set começou com mais equilíbrio: 3/3. Com o oposto Renan, o Brasil colocou dois de vantagem em 6/4. Quando o placar foi para 9/5, a seleção de Porto Rico pediu tempo. Na volta, bloqueio da seleção brasileira. No bom saque do ponteiro Douglas, o time verde e amarelo fez 18/12. Em boa passagem de Otávio pelo saque, 20/13. Com ponto de saque de Murilo Radke, o Brasil fechou em 25/17.

Os porto-riquenhos começaram o terceiro set empolgados e abriram 3/1. O Brasil subiu no bloqueio triplo e chegou ao empate em 6/6. Com Maurício Souza pelo meio de rede, a equipe verde e amarela conseguiu mais um empate, desta vez em 11/11. Com bloqueio simples de Rafael Araújo, que havia acabado de entrar, o Brasil assumiu o comando do placar em 17/16. As equipes voltaram a estar empatadas em 20/20. No ace de Murilo, 22/20. No erro de saque do adversário, vitória do Brasil por 25/23.

BRASIL - Murilo, Renan, Maurício Souza, Otávio, Douglas e Maurício Borges. Líbero - Tiago Brendle
Entraram - Thiaguinho, Rafael Araújo
Técnico: Rubinho

+ www.radiomaringa.com.br

Comentários