CIRCUITO MUNDIAL: Fê/Taiana e Maria Clara/Carol avançam e fase de grupos é definida no Japão

O Brasil terá cinco duplas na fase de grupos do Grand Slam de Yokohama, no Japão. Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) e Maria Clara/Carol (RJ) venceram suas partidas pelo torneio qualificatório, na madrugada desta terça-feira (21.07), e avançaram no torneio. Elas se juntam a Ágatha/Bárbara (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Larissa/Talita (PA/AL), que já estavam garantida na primeira fase pela posição no ranking de entradas.

Os jogos da fase de grupos começam na madrugada desta quarta-feira (22.07) e seguem até a próxima sexta-feira (24.07), quando também começa a fase eliminatória. O Brasil é o país com mais equipes na primeira fase, superando Alemanha e EUA, que têm quatro duplas. 

Primeiro time a entrar em quadra no dia, Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) superou as japonesas Miyuki Matsumura e Hiroko Matsuyama por 2 sets a 0 (21/17, 21/12), em 34 minutos de partida. Classificadas, elas estão no grupo D, onde enfrentam as russas Maria Prokopeva e Ekaterina Syrtseva, as chinesas Fan Wang/Yuan Yue e as norte-americanas Lauren Fendrick e Brooke Sweat. 

Quem também se deu bem no qualificatório foram as irmãs Salgado. Maria Clara e Carol (RJ) também superaram uma equipe do Japão, Miki Ishii e Megumi Murakami, por 2 sets a 1 (18/21, 21/17, 15/13), em 1h01. Elas estão na chave C, ao lado das também brasileiras Juliana/Maria Elisa (CE/PE), das russas Ekaterina Birlova/Evgeniya Ukolova e das gregas Vasiliki Arvaniti e Maria Tsiartsiani.

Cabeça de chave da competição, Larissa/Talita (PA/AL) está no grupo A e enfrenta as japonesas Akiko Hasegawa/Yui Nagata, as alemãs Chantal Laboureur/Julia Sude e as norte-americanas Jennifer Fopma e April Ross (Kerri Walsh, parceira fixa de Ross se recupera de um problema no ombro). Já Ágatha e Bárbara (PR/RJ) estão no grupo B, ao lado de Katrin Holtwick/Ilka Semmler, da Alemanha, das canadenses Jamie Broder/Kristina Valjas e das japonesas Ayumi Kusano e Shinako Tanaka.

Yokohama é a sexta etapa que conta pontos para a corrida olímpica brasileira, ranking que classificará uma dupla em cada naipe aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. 

O Japão já sediou 21 eventos do Circuito Mundial, sete exclusivamente para o naipe masculino e outros 14 apenas disputados entre as mulheres. No feminino, o Brasil domina com 21 medalhas, sendo 11 de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Já nas sete etapas do masculino o Brasil levou sete medalhas, uma a menos que os EUA, mas com mais ouros: quatro contra três. São ainda três pratas para o país.

Os times vencedores da etapa de Yokohama nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas em cada um dois gêneros. Após a etapa japonesa o tour sofre uma pausa e volta com o Grand Slam de Long Beach, nos EUA, de 18 a 23 de agosto.

+ www.radiomaringa.com.br

Comentários