Palmeiras conquista o Brasileiro feminino



 O PALMEIRAS É CAMPEÃO PAULISTA FEMININO! As Palestrinas derrotaram o Corinthians nos pênaltis por 2 a 0, na tarde desta quarta-feira (20), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), e conquistaram o terceiro título estadual do clube na categoria – o Verdão também levantou a taça em 2001 e 2022. Na decisão por penalidades, Fe Palermo e Ingryd converteram suas cobranças e a goleira Tapia defendeu três chutes. No tempo regulamentar, o Alviverde venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Amanda Gutierres e Dudinha, revertendo o tropeço por 1 a 0 na partida de ida. 

Na campanha campeã, o Alviverde encerrou a primeira fase na liderança da tabela com 25 pontos em 10 partidas (oito vitórias, um empate, uma derrota, 32 bolas na rede e seis sofridos). Pelas semifinais, o Verdão enfrentou a Ferroviária e garantiu a vaga após vencer por 2 a 1 (3 a 2 no agregado) na partida de volta, com gols marcados por Brena e Poliana, no Allianz Parque.

Individualmente, a atacante Amanda Gutierres foi a maior goleadora do Estadual, com oito bolas na redes, reforçando a fase goleadora – a camisa 9 também se destacou no Campeonato Brasileiro: balançou as redes em 15 oportunidades e terminou o torneio como artilheira isolada.

A final

No primeiro minuto, Brena encontrou Laís Estevam, que chutou cruzado e a bola foi pela linha de fundo. As Palestrinas inauguraram o placar aos 12 minutos: Brena carregou até a entrada da área e passou para Amanda Gutierres, a camisa 9 finalizou no canto da arqueira adversário para marcar o primeiro tento da partida.

Aos 27, Dudinha invadiu a área, driblou a marcadora e bateu cruzado, mas a goleira mandou para escanteio. Aos 33, Brena marcou o segundo gol, mas foi anulado. Dominando o duelo, o Alviverde continuou trazendo perigo no Derby. Aos 41, Amanda ajeitou para Dudinha, a camisa 21 bateu de primeira e marcou um um golaço.

O adversário marcou um gol na volta para o segundo tempo da partida, no primeiro minuto. O resultado do tempo regulamentar levou a decisão para os pênaltis. 

Tapia defendeu a primeira cobrança de Duda Sampaio. Amanda Gutierres e Eudimilla acertaram a trave. Fe Palermo converteu a primeira cobrança da disputa. A goleira do Verdão também defendeu o chute de Millene. Ingryd fez o seu. O título veio quando Tapia fez sua terceira defesa, no chute de Carol Nogueira.

Palmeiras Feminino: Kate Tapia, Bruna Calderan, Poliana, Pati Maldaner, Fe Palermo, Ingryd Lima, Brena Carolina (Yoreli), Diany (Espinales), Dudinha (Taina Maranhão), Amanda Gutierres e Laís Estevam (Leticia Ferreira). Técnica: Camilla Orlando. 

(Texto: Palmeiras. Foto: Fabio Menotti/Palmeiras Oficial)

Comentários