Em Maringá, abertura da ′Semana Mundial de Aleitamento Materno′ promove ações



 Nesta quarta-feira, 3, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Saúde, realizou o evento de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Salão da Obra do Berço. A ação, que segue até sábado, 6, tem como objetivo incentivar a amamentação. 


A abertura reuniu profissionais de saúde da rede pública e privada, gestantes e lactantes, que são público-alvo principal da campanha. Ariele de Albuquerque está na terceira gestação e cita a importância da ação. “Toda gestação é diferente e, por mais que eu já tenha amamentado em outros momentos, é importante ter informação de qualidade sempre que temos a oportunidade. Participo da Semana porque quero aprender sempre mais, para que meu filho possa ser bem alimentado e concluir todas as fases necessárias para seu desenvolvimento”, destaca.

Durante o evento, foram realizadas atividades práticas de instrução à amamentação, além de orientações sobre a importância da livre demanda do leite para bebês de 6 meses de idade, a necessidade de massagear as mamas antes da amamentação para que os seios possam ofertar mais leite, como evitar fissuras e machucados nos seios na amamentação, entre outros temas.

MAMAS DIDÁTICAS - Durante toda a Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Secretaria de Saúde, em parceria com o projeto “Mãe-Ingá” e o Comitê de Aleitamento Materno, realiza a entrega de ′mamas didáticas′ em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de folders educativos.

DOAÇÃO - Mulheres que produzem grande quantidade de leite e queiram realizar a doação podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá (HUM), por meio do telefone (44) 3011-9174 ou WhatsApp (44) 9 9900-4692.

Para doar, é necessário realizar um cadastro e solicitar os equipamentos de ′ordenha′, como é chamada a ação da retirada de leite. O ′kit doação′ é entregue à doadora semanalmente, em seu domicílio.

“Além da criança que receberá o alimento, a mãe que realiza a doação também é beneficiada, visto que quanto mais leite ela retira, mais ela produz também, garantindo assim uma amamentação duradoura”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Beatriz Genovez.

O leite recebido pelo Banco é, prioritariamente, destinado para bebês prematuros ou de baixo peso, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das redes pública e privada de Maringá, de acordo com o encaminhamento médico ou nutricional. 

As ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno seguem até sábado, 6. Confira o cronograma: 

04/08 - Quinta-feira
Palestra online com a médica pediatra Clarissa Botura, Madrinha da Semana Maringaense de Aleitamento Materno
Horário: 14h
Tema: Aleitamento materno: os riscos para bebês que não são amamentados
Inscrições: saude_cecaps@maringa.pr.gov.br

05/08 - Sexta-feira
Curso de capacitação dos profissionais de enfermagem das UBSs de Maringá
Tema: Atendimento ambulatorial às gestantes e lactantes
Horário: 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Local: Auditório Santa Casa, na Rua Santos Dumont, 555 - Zona 03
Inscrições: saude_cecaps@maringa.pr.gov.br

06/08 - ′Mamaço′
Horário: 9h
Local: Praça da Catedral
(Texto: Gabriela Cadamuro. Foto: PMM)

Comentários