Cidade de Maringá realiza capacitações sobre varíola e psico-oncologia para profissionais de saúde



 A Prefeitura de Maringá se antecipou e realizou nesta segunda-feira, 4, capacitação de profissionais da saúde para a detecção e diagnóstico precoce da varíola dos macacos (Monkeypox). O treinamento foi no auditório Hélio Moreira, com a médica infectologista Ana Cristina Medeiros Gurgel. A Secretaria Municipal de Saúde faz trabalho preventivo, mesmo sem casos suspeitos da doença na cidade. 


Até agora, foram registrados mais de 4 mil casos de varíola dos macacos em 48 países, sendo 77 no Brasil. “Errar por excesso de zelo, é melhor”, alertou a médica infectologista, que palestrou para profissionais da rede pública e privada. 

Ana Cristina Medeiros Gurgel apresentou um histórico da varíola dos macacos, citou procedimentos de prevenção, primeiros atendimentos, encaminhamentos de pacientes, tratamentos, entre outros. A capacitação sobre Monkeypox terá mais uma turma nesta quarta-feira, 5, também no auditório Hélio Moreira.

Já nesta terça-feira, 5, começou o treinamento sobre psico-oncologia, que visa orientar profissionais que realizam assistência e cuidados de pacientes com câncer. As atividades seguirão na quarta e quinta-feira, no La Vie Espaço Psicológico, na rua Imburana, 175, na Zona 5. 

Entre os temas que serão abordados pela especialista em psico-oncologia, Ana Rosa Ramos, e que tem experiência internacional estão: “a relação médico-paciente na oncologia: comunicando a doença”; “luzes e sombras: o corpo na incerteza da oncologia”; “o enfrentamento do diagnóstico: o câncer para o paciente e para a família”, entre outros. 

PREVENÇÃO - A capacitação profissional é permanente da Secretaria Municipal de Saúde. Os treinamentos foram um diferencial durante a pandemia da covid-19, colaborando para que toda a rede de saúde estivesse preparada para atender pacientes, dar orientações preventivas, aplicar vacinas, entre outros. 

DADOS
• Varíola dos macacos (Monkeypox)
Dias 4 e 6 de julho de 2022, às 19h
Auditório Hélio Moreira, Paço Municipal 

•  Psico-oncologia
Dias 5, 6 e 7 de julho de 2022, às 19h
La Vie Espaço Psicológico, na Rua Imburana, 175, na Zona 5

Comentários