Feira Expoingá supera as expectativas



 Encerrada neste domingo (11), a 48ª Expoingá  já é considerada uma das maiores de todos os tempos e deve entrar para a história, também, como a Feira da superação, dadas todas as dificuldades que foram transpostas para que o evento acontecesse, após a paralisação causada pela pandemia em diversos setores da economia, especialmente o de eventos.

A resposta tanto dos expositores, quanto do público, que lotou o parque de exposições durante os onze dias do evento, foi surpreendente e o resultado deve superar as marcas registradas nas edições anteriores, na comercialização e presença de visitantes, segundo a avaliação da Sociedade Rural de Maringá, realizadora da feira, que é considerada uma das cinco maiores do gênero no país.

Os números serão fechados nos próximos dias pelos organizadores, mas a avaliação inicial é de que a Expoingá 2022 foi “extremamente positiva”, conforme ressalta a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo.

“Depois de quatro adiamentos desta Feira, nós finalmente pudemos realizá-la e estamos muito felizes porque o público correspondeu à nossa expectativa, assim como os expositores se mostraram satisfeitos com a realização de negócios”, afirma a dirigente da entidade, que espera dentro dos próximos seis meses entregar o planejamento da Expoingá 2023.

Expositora tradicional, a New Agro deverá concretizar mais de 20 negócios, caso saiam os financiamentos aguardados pelos produtores que fecharam negócios durante a feira, adquirindo tratores, plataformas de milho e colheitadeiras, que chegam à casa aproximada de R$ 1,6 milhão, informou satisfeito o gerente comercial, Maicon Corrêa.

Outra característica da feira este ano, segundo Marcelo Meyer, proprietário da KS Implementos Agrícolas, “é que os visitantes vieram com o propósito de conhecer e fazer negócios, mesmo, e não apenas especular”.  Pelo seu estande, passaram produtores de São Pedro do Ivaí, Paranavaí, Londrina, além de Maringá e cidades vizinhas.

Alimentação

No setor de alimentação, além do grande movimento das pequenas barracas, que comercializam em grande quantidade todo tipo de guloseima, destaque para a inovadora Arena do Churrasco, onde dez estações com chefs gourmets operaram atendendo aos variados gostos dos visitantes.

O espaço, bem decorado e com apresentações culturais de peso todas as noites, chegou a receber 50 mil pessoas. Para os sócios da Bússola Eventos, responsável pela operação, Guilherme Oliveira e Paola Incerti,  “o espaço foi um sucesso  e estamos bastante satisfeitos  por esta parceria com a Sociedade Rural de Maringá. Que venham outras Expoingá”, disseram

Na Gastronomia, não foi diferente para o Budega 18 e o Brasa Barbecue, estreantes na Expoingá, que tiveram lotação máxima todos os dias,  ou para o Restaurante Très Riche.

Agroindústria familiar

“Estávamos receosos por não ter público devido a pandemia, mas fomos surpreendidos. Tivemos 25 estandes e todos ficaram satisfeitos. Alguns produtos do meu estande também ficaram em falta, pois a saída foi grande e tivemos um movimento muito bom no geral”, expôs Maria Lúcia dos Santos, coordenadora da Associação Regional da Agroindústria e proprietária do Sabor da Vila.

Financeiro

Entre as cooperativas de crédito estavam presentes a Sicredi União PR/SP e a Cresol, nova em Maringá. Para o diretor superintendente da Cresol, Anderson Volff, existia uma expectativa muito grande com esse final de pandemia e a retomada das Feiras e dos grandes eventos, e a Expoingá provou a sua força e qualidade.

O presidente da Sicredi União PR/SP , Wellington Ferreira, destacou a presença da cooperativa, ligada diretamente ao agronegócio e grande repassadora de crédito rural, como “fundamental para o contato com o grande público e produtores rurais”.  Segundo ele,  é importante apoiar todos os eventos que agreguem ao produtor rural, apresentando tecnologias e soluções que facilitem o dia a dia das suas atividades. “Foi neste sentido que fizemos questão de participar Expoingá e esperamos continuar com o atendimento a todos que passaram pelo nosso estande em nossas 111 agências”. afirmou.

(Assessoria) 

 

Comentários