Larissa Paes disputa prova nos Estados Unidos em preparação para a Copa do Mundo



 Larissa Paes, única atleta brasileira que disputa vaga para os Pequim 2022 na patinação velocidade, abriu a temporada em setembro conquistando um excelente resultado para o Brasil, garantindo a vaga para disputar as Copas do Mundo da modalidade, o primeiro passo para chegar aos Jogos. Agora quer dar sequência nos bons resultados alcançados.


A brasileira, que atualmente mora e treina em Salt Lake City, nos Estados Unidos, disputa desde ontem a Am Cup, na cidade. É uma prova que tem grande importância no calendário do EUA e, por isso, conta com os principais atletas do país. Para Larissa, o campeonato servirá como preparação para as próximas competições.

“Vou buscar melhorar meus tempos nas provas e identificar o que precisa ser trabalhado daqui até dezembro para a Copa do Mundo. Tenho tidos treinos intensos, com menos horas de trabalho, com mais recuperação, já pensando em dezembro, no campeonato que pode me dar a vaga olímpica e que é o meu grande objetivo”, disse Larissa.

A disputa da Am Cup segue até domingo, 24, e Larissa estará em ação em 4 provas – 3.000m, 1.500m, 1.000m e Mass Start -, buscando o objetivo de melhorar os seus resultados e evoluir na preparação.

A atleta competiu no Desert Classic, em Utah, EUA, o primeiro torneio da temporada, que aconteceu dias 4 e 5 de setembro, e se qualificou para a Copa do Mundo de patinação ao fazer o tempo de 2.11,08 (o tempo limite de qualificação era 2.11,50) na prova de 1.500.

Além da qualificação para a Copa do Mundo, Larissa ainda bateu dois recordes nacionais: nos 1.000m em que fechou na 16ª colocação com o tempo de 1.25,22 e nos 1.500m ficou em 14º e além da qualificação, garantiu o recorde com 2.11,08.

Para classificar para Pequim 2022, a atleta precisa do tempo de 2.10,0 na prova de 1.500, e é preciso somar pontos nas Copas do Mundo entre novembro e dezembro a fim de subir no ranking. A primeira etapa da Copa do Mundo acontecerá na Polônia, entre 12 e 14 de novembro. A segunda, na Noruega, entre 19 e 21 de novembro. A terceira, em Salt Lake City, entre 3 e 5 de dezembro, que é o foco de Larissa. E, finalmente, a quarta etapa da Copa do Mundo, que contará pontos para o ranking pré-Olímpico, acontecerá em Calgary (Canadá), entre 10 e 12 de dezembro.

A prova Mass Start, “largada em massa”, é definida pela pontuação, e tem 16 voltas, a cada 4 voltas os três primeiros colocados ganham uma pontuação (5,3, 1, respectivamente), na última volta, o primeiro automaticamente vence e ganha 60, o segundo 40 e o terceiro 20. Sendo assim, vence quem cruzar a linha de chegada primeiro, do quarto lugar pra baixo, a definição é pelos pontos.

Confira o calendário de provas.
Quinta-feira, 21 de outubro: 3.000m
Sexta-feira, 22 de outubro: 1.500m
Sábado, 23 de outubro: 1.000m
Domingo, 24 de outubro: Mass Start 

(Fonte: COB)

Comentários