No salto em distância, paranaense Gabriel Boza bate o recorde Sul-Americano Sub-20



O paranaense Gabriel Luiz Boza (APA-SP) foi um dos destaques da tarde de sábado (4/9) do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo, que termina neste domingo (5/9), no Estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). A atleta de Presidente Prudente venceu a prova do salto em distância, com 8,04 m (1.6), novo recorde brasileiro e sul-americano da categoria sub-20.



Quarto colocado no Mundial Sub-20 de Nairóbi, em agosto, quando sentiu câimbras nas pernas e não pôde fazer os dois últimos saltos no Estádio Kasarani, no Quênia, Gabriel, de apenas 18 anos, conseguiu o recorde pessoal, superando os 7,90 m, que tinha desde 1 de maio, marca obtida em Cascavel (PR). Ele obteve a marca da sexta e última tentativa.



O recorde brasileiro e sul-americano anterior era de Higor Silva Alves, com 8,02 (1.0), desde 2013, com resultado obtido em São Paulo.



Com o resultado, Gabriel Boza, orientado por Cremilson Julião, garante qualificação para o Campeonato Sul-Americano Sub-23, que será disputado nos dias 17 e 18 de outubro, em Guayaquil, no Equador, além de ficar numa excelente colocação para integrar a equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos Junior, que será em Cali, Colômbia, de 25 de novembro a 4 de dezembro.



“No Mundial, no meu terceiro salto, eu comecei a sentir câimbras, mas foi no quarto que eu não consegui terminar a prova de jeito nenhum. Eu estava me sentindo muito bem naquele dia, mas aconteceu o imprevisto. Fiquei muito triste, conversei com os médicos. Foi muito decepcionante, mas nunca perdi a fé e sabia que era só questão de tempo para chegar aos 8 m”, disse o atleta. “Estou muito feliz com o novo recorde sul-americano. A maturidade que eu ganhei naquele Campeonato veio comigo aqui nesse Brasileiro. Era o meu último salto, sabia que podia encaixar, e o salto foi feito. É ter paciência e perseverança.”



Adrian Henrique Dias Vieira (SESI-SP) também conseguiu o recorde pessoal, com 7,64 m (1.7), conquistando a medalha de prata, seguido de Alex Oliveira Andrade (AFE-SP), com 7,53 m (0.5).



Maria Victória Belo de Sena, também da APA-SP, quebrou o recorde dos 400 m do Brasileiro Sub-23, com o tempo de 52.36. O recorde anterior era de Tiffani Marinho (Orcampi-SP), com 52.80, desde 2019. Tiffani descansou após a Olimpíada de Tóquio e Victória conseguiu um grande resultado. Integrante da seleção brasileira no revezamento 4x400 m misto do Mundial de Doha-2019, ela é filha de Inaldo Sena, ex-recordista sul-americano dos 400 m e ganhador da medalha de bronze na antiga Copa do Mundo de Atletismo, em Londres, em 1994. Inaldo também é o treinador de Victória.



Jainy Suelen dos Santos, da AFE, de Araraquara, ficou em segundo lugar, com 56.50, seguida de Ana Luiza dos Santos, do Centro Olímpico-SP, com 57.57.



Nos 400 m masculino, João Henrique Falcão Cabral, do CT Maranhão-MA, que esteve na equipe do revezamento 4x400 m misto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, venceu a prova, com 46.96, seguido de Douglas Hernandes Mendes da Silva (Balneário Camboriú-SC), com 46.98, e de Bruno Benedito da Silva (Orcampi-SP), com 47.20.



Outra atleta olímpica é Ketiley Batista (ASPMP-SP), que venceu os 100 m com barreiras, com 13.30 (1.4), mantendo os bons resultados da temporada. Giovana Corradi (Centro Olímpico-SP), que representou o Brasil no Mundial Sub-20 de Nairóbi, em agosto, ficou em segundo lugar, com 13.93, seguida de Larissa Brito Candido (SESI-SP), com 14.18.



Sem a presença de público, a competição segue todos os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscaras, a utilização de álcool em gel e o distanciamento social, além da medição da temperatura corporal na entrada. A TVN Sports transmite o torneio pelo Canal Atletismo e Canal Olímpico do Brasil



Dentro das ações sociais que vem sendo realizadas nos Brasileiros está a campanha de doação de alimentos - é indicada a entrega de 1 kg de produto não perecível -, que será destinado a Associação Beneficente de Estudos Espíritas Léon Denis, de Piracaia. E também da coleta seletiva e a reciclagem de resíduos da competição, pela preservação do meio ambiente. No final, uma empresa contratada dará um certificado com detalhes sobre tudo o que for produzido e recolhido nas instalações do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo.



A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) está atuando em estande montado para orientar atletas e treinadores sobre o controle de dopagem. Como o exame é feito, quais são os canais de comunicação que os atletas e treinadores podem usar para se informar sobre o #jogolimpo estão entre as informações que serão passadas pela ABCD.

 

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

 

(Texto: CBAt. Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Comentários