Na Maringá City, parceria entre Prefeitura e Depen vai promover reinserção social de apenados



A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), e o Complexo Social Penitenciário do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) assinam nesta sexta, 17, o termo de cooperação que tem como objetivo o atendimento e reinserção social de jovens e adultos em cumprimento de penas alternativas de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). A assinatura será às 15 horas na sala de reuniões da Prefeitura de Maringá.


A primeira unidade da Secretaria de Assistência Social a ser contemplada será a Casa do Índio, serviço temporário de acolhimento à população indígena. Hoje o local passa por processo de reestruturação do espaço físico e também da metodologia de trabalho. A proposta é que os apenados auxiliem a equipe da Casa do Índio em todo o processo organizacional da unidade, desde atividades laborativas e demais serviços cotidianos.


A parceria tem como objetivo a retributividade social que ocorrerá a partir da relevância da execução da atividade realizada nas unidades públicas promovendo a ressignificação de valores e o fortalecimento dos vínculos comunitários, cumprindo com a premissa básica da responsabilização e inclusão social.


A ideia é de que a parceria seja expandida para outras unidades da Secretaria de Assistência Social, como o Centro da Juventude. Todas as atividades serão previamente acordadas com a equipe interdisciplinar do Depen, respeitando os princípios e normas do direito penal e constitucional.

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários