Hipismo de São Paulo é ouro no mirim e pré-junior e o Paraná no pré-mirim do Brasileiro da Juventude



 Na última sexta-feira (17) rolaram as três finais por equipes da categorias Pré-mirim, Mirim e Pré-junior, complementando a rodada de quinta, 16, em que foram definidas as equipes campeãs Mini-mirim, Junior e Under 25 do Campeonato Brasileiro da Juventude 2021 no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). O Brasileiro de Juventude de alto rendimento conta com as categorias Mini-mirim (8 a 11 anos) - 1/1.05m, Pré-mirim (11 a 13 anos) - 1.10/1.20m, Mirim (12 a 14 anos) - 1.20/1.30m, Pré-junior (14 a 16 anos) - 1.30/1.35m, Junior (14 a 18 anos) - 1.40/1.45m e Under 25 (16 a 25 anos) - 1.45/1.50m, totalizando 210 conjuntos de 10 Estados Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e, é claro, São Paulo.

A primeira decisão do dia foi da categoria Pré-mirim que teve alto nível técnico. A equipe 100% feminina do Paraná com Maria Fernanda Pacheco montando Indiana Massangana, Nina Storrer Muller e Lady Flores, Gabriela Rezende Sperb e Kannantina Fas e Natalia Angeli Freitas apresentando Viola das Cataratas venceu com zero pontos perdidos (pp), 192s03 (soma dos tempos no 1ª dia) garantindo o topo do pódio. O quarteto de São Paulo também fechou sem faltas (194s87) garantindo o vice e time de Minas Gerais foi bronze. Dos 58 conjuntos conjuntos que iniciaram a competição, nada menos que 14 vem sem faltas rumo à decisão individual no domingo, 19/9.

Na final por equipes Mirim o título brasileiro foi para São Paulo com Raissa Alfredo Oliveira com The Flash MCIA, Isabella Galvão Vieira de Moraes e Cantonella Boa Vista, Ana Clara Rizatto Dias de Castro Uchoas montando Tazall Tok e Carol Szamfater Chocolat com Chiya Z fechando com 12 pp. O Paraná conquistou o vice-campeonato e Minas Gerais garantiu bronze. Dos 35 conjuntos inscritos na 1ª prova, seis se mantiveram sem faltas após a segunda parcial na categoria que também será decidida no domingo,19.

Finalmente, na última decisão do dia, categoria Pré-junior, São Paulo garantiu mais um ouro com a equipe formada por Felipe de Mello Siqueira Greco montando La Noblesse JMen II, Julia Lacombe Reche e Latasha JMen II, Carolina Thorstensen Possas Cereser montando Historia Método e Vivian Park Kang com sua Macarena Tok totalizando somente 8,07 pp. Sagrou-se vice-campeão o time de Brasília. A categoria conta com 25 conjuntos na edição do Brasileiro 2021 e com vitória nas duas primeiras parciais Vivian e Macarena Tok lideram sem um único ponto perdido. Felipe com La Noblesse é o vice líder, 1,98 pp, e outros cinco conjuntos vêm com menos de duas faltas para a final individual.

No quadro de medalhas São Paulo garantiu quatro ouros nas categoria Mini-mirim, Under 25, Mirim e Pré-junior, além de uma prata na Pré-mirim e Junior. O Paraná foi ouro no Pré-mirim, prata Mirim e bronze Junior. Já Pernambuco comemorou ouro na série Junior. Enquanto Minas Gerais garantiu prata Under 25 e bronze nas categorias Pré-mirim e Mirim. O Ceará foi prata mini-mirim. Já Brasília garantiu prata prata Pré-junior e o Rio Grande do Sul bronze Mini-mirim. 

Julgamento técnico - No Campeonato Brasileiro da Juventude 2021, a CBH está promovendo um julgamento técnico / subjetivo em paralelo, sem influenciar o resultado objetivo. Com essa iniciativa espera-se que todos atletas e instrutores possam somar conhecimentos para melhor evolução dentro do esporte. Para tanto, o cavaleiro olímpico e renomado treinador, Marcelo Blessmann, estará à frente do julgamento. "A ação é uma iniciativa da CBH em parceria com o CHSA, atendendo pedidos de diversos cavaleiros e pais”, destaca Rodrigo Sarmento, diretor técnico da CBH. Ao final, o juiz está à disposição dos competidores, instrutores e pais quanto ao julgamento de cada atleta.

Os três primeiros colocados de cada série serão premiados com medalhas e os campeãos garantem uma bota True Ability Equus (site oficial).

Agenda - Nesse sábado, 18, tem decisão individual nas categoria Mini-mirim, Junior e Under 25. Já no domingo, 19, a competição termina com as decisões das categorias Pré-mirim, Mirim e Pré-junior.

Pré-mirim

Campeã Federação Paranaense de Hipismo - 0 pp - 192s03
Maria Fernanda Pacheco / Indiana Massangana
Nina Storrer Muller / Lady Flores
Gabriela Rezende Sperb / Kannantina Fas
Natalia Angeli Freitas / Viola das Cataratas

Vice-campeã Federação Paulista de Hipismo - 0 pp - 194s87
Gustavo Salek Limongi / Zafira Utupia
Beatriz de Mello Siqueira Greco / Silver Sea 3K
Maria Eduarda Barreto Bisco / Cassinger III JMen
Raffaella Frugoli de Salles / Bergkamp

3ª Federação Hípica de Minas Gerais - 4 pp
Bruno Diaas Cambraia Henriques Costa / Helena-X M
Sofia Arthuzo Andrade / Cori Calei Guet
Carolina Amaral Fontes Amor / Quintana Tok
Vitor Furbino Iaze / Oracle Tok

Mirim
Campeã Federação Paulista de Hipismo - 12 pp
Raissa Alfredo Oliveira / The Flash MCIA
Isabella Galvão Vieira de Moraes / Cantonella Boa Vista
Ana Clara Rizatto Dias de Castro Uchoas / Tazall Tok
Carol Szamfater Chocolat / Chiya Z

Vice-campeã Federação Paranaense de Hipismo - 19 pp
Barbara Tome Fischer / Haras Fischer Dhara
Filippo Colii / Valete das Cataratas
Murilo Martinelli / Hanturano JB
Rafael Machado Mariano / Yuri RJ

3ª Federação Hípica de Minas Gerais - 45 pp
Nina Flausino Alves de Oliveira / AD Hey Jude
Cid Noberto Terceiro Antonino / Eviann Ceu
Henrique Dias Renno Silva / Relena Tok

Pré-junior

Campeã Federação Paulista de Hipismo - 8,07 pp
Felipe de Mello Siqueira Greco / La Noblesse JMen II
Julia Lacombe Reche / Latasha JMen II
Carolina Thorstensen Possas Cereser / Historia Método
Vivian Park Kang / Macarena Tok

Vice-campeã Federação Hípica de Brasília - 47,82 pp
Lina Barreto Capelo Beltrão / ACL Outback
Gabriela de Melo Vieira / Channel G
Thiago Monteiro da Cruz / Madame For
João Vitor Gomes de Lemos / Cristiano JMen

Pré-mirim

Campeã Federação Paranaense de Hipismo - 0 pp - 192s03
Maria Fernanda Pacheco / Indiana Massangana
Nina Storrer Muller / Lady Flores
Gabriela Rezende Sperb / Kannantina Fas
Natalia Angeli Freitas / Viola das Cataratas

Vice-campeã Federação Paulista de Hipismo - 0 pp - 194s87
Gustavo Salek Limongi / Zafira Utupia
Beatriz de Mello Siqueira Greco / Silver Sea 3K
Maria Eduarda Barreto Bisco / Cassinger III JMen
Raffaella Frugoli de Salles / Bergkamp

3ª Federação Hípica de Minas Gerais - 4 pp
Bruno Diaas Cambraia Henriques Costa / Helena-X M
Sofia Arthuzo Andrade / Cori Calei Guet
Carolina Amaral Fontes Amor / Quintana Tok
Vitor Furbino Iaze / Oracle Tok

(Texto: Imprensa CBH. Foto: Duílio Andrade/Tupã Vídeo/Divulgação)

 

Comentários