Futsal do Brasil goleia a Polônia por 4 a 1 em amistoso



O futsal está entre os esportes mais coletivos que existe. A modalidade é disputada em um espaço que faz a bola girar para todos os lados e, sem limite de substituições, quase 100% do grupo acaba atuando a cada jogo. A posição de goleiro tem suas peculiaridades e não tem característica de troca. Mas o plantel brasileiro demonstra tanta união que consegue promover até isso.

Nesta quinta-feira (2), a Seleção Brasileira de Futsal disputou um amistoso com a Polônia, na Arena de Torun, casa dos adversários, e venceu por 4 a 1. Quando o placar estava apenas 2 a 1 para a Canarinho, ainda no primeiro tempo, os anfitriões tiveram a oportunidade de virar o marcador. Goleiro do Brasil, Guitta, que fez ótimas defesas e teve grande atuação, deu lugar a Willian e o arqueiro reserva voou até o ângulo esquerdo na cobrança de Sebastian Leszczak para evitar o gol. Uma defesa feita não só por ele, mas também por Guitta e todo o grupo.

“Para o Mundial, a gente sabe que temos disputas de penalidade. Dentro do futsal temos o tiro livre, de 10 metros. Não só eu, mas como o Djony também treinou bastante (bola parada). A gente fez essa preparação lá no Rio de Janeiro, focando bem nessa parte de bola parada. Hoje antes do jogo foi definido quem seria o goleiro que iria pegar os tiros livres, 10m, os pênaltis. E foi definido que eu estaria nos pênaltis. Hoje aconteceu, que bom que estávamos preparados, porque a gente também viu o atleta deles que bateu o pênalti, isso é importante também. Mas na hora, são escolhas que a gente faz e deu tudo certo, comigo indo no canto certo e conseguindo fazer a defesa. Sobre a substituição, é isso, cada um tem que confiar no companheiro que está ali do lado. A gente fala muito de união, mas também temos que fazer na prática. Ela se faz na prática, e não com palavras. Nesse sentido, acho que hoje foi bastante positivo durante o jogo, todos se ajudando e dando informação quando tinha que dar. Quem ganha com isso é o Brasil. Graças a Deus temos pessoas com um bom caráter dentro da equipe, isso vai fortalecer a gente bastante”, destacou Willian.

Titular da posição, Guitta mostrou total confiança no companheiro. O camisa 1 da Seleção Brasileira exaltou o espírito coletivo da equipe.

“Nessa hora que ele (Willian) entrou estava confiante que ele iria defender o pênalti, e não foi diferente. Até porque ele é muito grande e tem essa qualidade. Mas também a confiança um no outro que nós temos é muito importante. Não é um jogador que faz o gol, é claro que alguém coloca a bola para rede. Claro que eu que joguei hoje e fiz defesas. Mas é o Brasil que ganha. É o Brasil que faz gol. Então, são todos juntos. Sempre”, acrescentou Guitta.

O ato de Willian sair do banco para fazer a defesa destaca também a importância do trabalho de todos da comissão técnica. O analista de desempenho Rodrigo Carlet exibiu vídeos do batedor polonês aos três goleiros do grupo e ao preparador deles, Fred Antunes, antes da partida. Assim segue a Seleção Brasileira de Futsal rumo ao Mundial da Lituânia. Serão sempre cinco em quadra, mas levando toda a delegação e representando toda a nação.

O Brasil volta a campo no próximo sábado (4), novamente diante da Polônia, em mais um amistoso preparatório. Na sequência, a equipe do técnico Marquinhos Xavier faz outros dois duelos, ambos com a Sérvia, nos dias 6 e 8, em território polonês. No dia seguinte ao último amistoso o grupo embarca para a Lituânia e inicia a disputa da Copa do Mundo FIFA. A estreia no Mundial é diante do Vietnã, no dia 13 de setembro.

(Texto: CBF. Foto: Douglas Pingituro/CBF)

Comentários