Vinícius Galeno vence no Brasileiro Loterias Caixa Sub-18



O brasiliense Vinícius Moura Galeno (CASO-DF) confirmou o seu favoritismo na final dos 400 m do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, que teve a sua terceira etapa disputada na manhã deste sábado (28/8), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Nem a chuva forte, que caiu em boa parte da etapa, atrapalhou o desempenho de Vinícius, de 16 anos, que ganhou a medalha de ouro, com 48.61.

 

Campeão brasileiro e sul-americano Sub-20 e integrante da equipe que representou o País no Mundial de Nairóbi da categoria, no Quênia, encerrado no domingo (22/8), o atleta comemorou bastante o resultado. “Foi bom, ótimo, excelente. Melhorei o resultado das semifinais. Senti um pouco o cansaço da viagem de volta ao Brasil e não deu para superar meu recorde pessoal, de 47.34”, lembrou o atleta, que está inscrito também nos 200 m. “Gosto muito de competir. Acho que participo do revezamento 4x400 m do Brasileiro Sub-23”, disse, referindo-se ao torneio que será disputado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP).

 

Vinícius, que mora em Planaltina e treina em Sobradinho (DF), garantiu participação também no Campeonato Sul-Americano Sub-18, marcado para o dias 25 e 26 de setembro, em Encarnación, no Paraguai.

 

Elias Oliveira dos Santos (ABS-PA) ficou com a medalha de prata, com 49.33, seguido de Samuel Vinícius dos Santos (ABDA Atletismo-SP), com 49.68.

 

Quem assegurou participação no Sul-Americano também foi Letícia Quingostas de Oliveira (Centro Olímpico-SP), campeã dos 400 m, com 55.35. Ela melhorou seu recorde pessoal e manteve a liderança do Ranking Brasileiro Sub-18. “Apesar da chuva e da dificuldade em manter o aquecimento, gostei muito de meu resultado”, disse a atleta, líder também do ranking dos 400 m com barreiras, nascida na cidade de Santa Maria da Feira, na região do Porto, em Portugal, que mora em São Paulo desde os 9 anos. “Meus pais são brasileiros e filhos de portugueses e por isso foram trabalhar lá.”

 

Ela começou no atletismo em 2016, quando participou de uma peneira no Centro Olímpico. “Pensei no vôlei e no basquete, mas fui correr”, disse a atleta de 17 anos, treinada por Alexandre Moratto e Victor Fernandes e que tem como ídolos Alison dos Santos e Rosangela Santos.

 

Júlia Aparecida Rocha Ribeiro (IPEC-PR) ficou em segundo lugar, com 56.76 , seguida de Camille Cristina de Oliveira (Barra Bonita-SP), com 57.17.

 

Nas duas finais dos 2.000 m com obstáculos, a brasiliense Amanda de Souza Silva (CASO-DF) e o paulista Bruno Diego Oliveira do Prado comemoraram o fato de assumirem o segundo lugar no Ranking Brasileiro e consequentemente a qualificação para o Sul-Americano de Encarnación.

 

Amanda completou aliviada a prova em 7:48.11. “Levei um pisão no meu pé direito na disputa dos 1.500 m, na sexta-feira, e fiquei com muito medo de não competir. Meu sonho era vencer o Brasileiro e agora posso ir ao Sul-Americano”, disse animada, ao abraçar chorando a treinadora Gianetti Bonfim.

 

Bianca Cristine Davi de Souza (IPEC-PR) conquistou a medalha de prata, com 7:51.60, e o bronze ficou com Marcella Cocenza Marinelli (Orcampi-SP), com 7:56.59.

 

Já Bruno Diego completou a prova em 6:19.08 e também comemorou bastante. “Vou defender a seleção brasileira pela primeira vez e estou muito feliz”, comentou o atleta que nasceu, mora e treina em Mogi das Cruzes, orientado por seu pai Anderson Prado.

Ela começou no atletismo disputando provas de 5.000 m e há um ano passou a fazer obstáculos. “Estou muito feliz com a minha evolução”, concluiu o atleta, que tem a supervisão técnica de Alex Sandro Lopes, da Orcampi.

 

Diego Gonçalves Alexandre (ACJA-Alexandrina-GO) foi o vice-campeão, com 6:19.81, seguido de Samuel Costa Santana (ABUV-SP), com 6:21.88.

 

Na classificação parcial geral de pontos, após a terceira etapa, o Centro Olímpico lidera a competição, com 63 pontos, seguido do IPEC-PR, com 59, e do CASO-DF, com 36 pontos.

 

E, em tempos de Jogos Paralímpicos de Tóquio, que estão sendo disputados na capital japonesa, a CBAt incluiu na programação deste domingo (29/8) duas provas de 100 m para atletas com síndrome de Down, previstas para o início da tarde. A feminina está marcada para as 14:20 e a masculina para as 14:30.

 

A competição não tem a presença de público, por causa das restrições causadas pela pandemia, mas os fãs do atletismo podem acompanhar as disputas pelo Canal Atletismo da TVNSports: ASSISTA AQUI

 

A CBAt segue até este domingo (29/8) com a campanha de arrecadação de alimentos, sugerindo a doação de 1 kg de produtos não perecíveis. Os produtos são recebidos na tenda da Prevent Senior. A entidade a ser beneficiada será a Associação Casa Madre Teodora dos Idosos, de São Paulo.

 

A CBAt também faz a coleta seletiva de lixo, com receptores para recicláveis e orgânicos. Uma empresa especializada controla a separação do lixo e fará um certificado informando o quanto e o que foi produzido nos três dias de competições.

 

Mais informações como programa horário, histórico e atletas participantes podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI.

 

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).

 

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

 

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

 

(Texto: CBAt. Foto: Carol Coelho/CBAt)

Comentários