Primeiro livro escrito na cidade, ′Terra Crua′, é tombado pelo Governo de Maringá



Considerada a primeira obra literária escrita em Maringá, o livro "Terra Crua", de Jorge Ferreira Duque Estrada, foi tombado na última quarta-feira (18), graças a um trabalho da Prefeitura de Maringá e da Comissão Especial de Preservação ao Patrimônio Histórico Artístico Cultural (Cepphac). A iniciativa faz parte da proposta da gestão Ulisses Maia em preservar a história local e valorizar a memória coletiva. 
 
Apesar de ser o primeiro livro escrito em Maringá, "Terra Crua" foi publicado apenas em 1961, quatro anos após a produção literária. De acordo com Miguel Fernando, idealizador do projeto Maringá Histórica, a capa original é rara de ser encontrada e mostra um famoso personagem das ruas de Maringá, apelidado como Risadinha. Na trama, o autor narra e interpreta fatos relacionados à origem de Maringá.  
 
Natural de São Gonçalo (RJ) e nascido em 1916, Duque Estrada morou durante 14 anos em Maringá, onde chegou a ser vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal (1952-1956). Além de escritor, atuou em áreas distintas, chegando a ser advogado, promotor de justiça, delegado, piloto de avião, dentista e empresário. Faleceu em 1986.
 
EM DEBATE - A Secretaria de Cultura planeja para breve um evento para debater e expor os originais de “Terra Crua” na Biblioteca Central de Maringá. O tombamento da obra aconteceu justamente na semana do Dia do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto. 
 
Outras ações recentes com foco histórico cultural também foram realizadas pela Prefeitura de Maringá, entre elas a recolocação do Painel do Café (que agora está no Teatro Calil Haddad), o lançamento de livros digitais registrando aspectos históricos de Maringá, o estudo e análise de revitalização da Sala de Reuniões do Paço Municipal e o planejamento da revitalização do CineTeatro Plaza (cujo procedimento de negociação está na Justiça), entre outros.
(PMM)

Comentários