Presidente do Instituto Ibero-Americano de Compliance destaca avanços da Prefeitura de Maringá



A Secretaria de Compliance e Controle e todos os esforços da Prefeitura de Maringá em viabilizar práticas de governança com ética e integração foram elogiados pelo presidente do Instituto Ibero-Americano de Compliance, dr. Fabrizio Bon Vecchio. 

 
Após a participação de servidores no Congresso Luso-Brasileiro de Gestão e Conformidade no início deste mês, oportunidade em que se discutiu a importância da implementação de compliance no setor público, Bon Vecchio enviou um vídeo destacando o fato de o município ter sido o primeiro no Estado a aderir ao Programa Time Brasil, projeto criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) com objetivo de combater a corrupção.
 
“Quero primeiramente cumprimentar o prefeito Ulisses Maia e também parabenizar a Prefeitura de Maringá, que foi a primeira do Estado do Paraná a aderir ao Time Brasil. Ações como essas devem ser louvadas e principalmente divulgadas, pois servem para demonstrar o comprometimento do poder público com a cultura do compliance e também com o combate à corrupção do nosso País”, elogiou o presidente do Instituto Ibero-Americano de Compliance.
 
Com a adesão ao Time Brasil, ações que já acontecem na Secretaria de Compliance e Controle, sob responsabilidade da secretária municipal Camille Faccin, ganham fortalecimento em três eixos centrais: transparência, integridade e participação social. A iniciativa atende aos anseios da atual gestão, que tem como princípio a moralidade administrativa e o respeito absoluto com a coisa pública.
 
COMUNIDADE IBERO-AMERICANA - O Instituto Ibero-Americano de Compliance (IIAC) é uma organização que possui o propósito de difundir a cultura da integridade e a prática do compliance nos países da comunidade ibero-americana. 
 
O IIAC foi criado para levar as melhores práticas de governança e compliance às empresas, entidades e organizações, visando sempre a excelência nas áreas em que atua, em prol de uma cultura lastreada na ética, na dignidade com respeito, na diversidade sociocultural, nas diferenças culturais, independente de raça, cor, sexo, religião ou política.
 
O Congresso Luso-Brasileiro de Gestão e Conformidade, que teve como um dos realizadores o IIAC, surgiu com o propósito de fomentar atualizações e percepções mais recentes e urgentes nas áreas de governança, compliance e conformidade, visando às melhores práticas para a mitigação de riscos, implementação de programas de conformidade e prevenção de crises.
 
Realizado 100% online entre 11 e 12 agosto deste ano, o congresso contou com a participação dos servidores Hebert de Paula Giesteira Villela, Angela Cristina Ehlert Medeiros e Dayane Kelly Ojeika, que atuam na Secretaria de Compliance e Controle de Maringá. 
 
Dentre os assuntos apresentados durante o congresso, eles destacaram a elaboração de um projeto que culminou na elaboração de um código de conduta e ética, viabilizado após participação popular por meio de enquete que coletou opiniões de agentes públicos e comunidade em geral.
(PMM)

Comentários