Maringaense defende Seleção Brasileira de Atletismo no Mundial Sub-20 de Nairóbi



O atletismo de Maringá estará representado no Campeonato Mundial Sub-20, que vai acontecer em Nairóbi, no Quênia, a partir da próxima terça-feira (17) até o dia 22 (domingo). No Moi International Sports Centre, em Kasarani, Renan Correa Gallina, da Associação de Atletismo de Maringá, vai competir na proiva dos 4x100 metros.

 

 

 

 

A delegação brasileira embarcou na madrugada de sexta-feira (13/8) para o Quênia, via Doha, no Catar, pelo voo QR 774, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

 


“Quero fazer uma boa competição e meu objetivo é melhorar a minha marca pessoal e meu recorde brasileiro”, disse Gabriela Souza Muniz, que tem 47:11:69 como melhor marca nos 10.000 m marcha atlética, obtida no dia 10 de julho, quando conquistou a medalha de ouro no Sul-Americano Sub-20 em Lima, no Peru.

Nona colocada no Ranking da World Athletics da categoria, ela espera ter uma prova muito forte em Nairóbi. “Com certeza participarão as 34 melhores atletas do mundo até 19 anos”, comentou Gabriela, campeã brasileira e da Copa Pan-Americana de Guayaquil no sub-20 e vice-campeã dos 20.000 m do Troféu Brasil, categoria adulta, realizado em junho, em São Paulo.

 

 

Desde 1994, quando Clodoaldo Gomes da Silva ganhou ouro nos 20 km no Mundial de Lisboa, em Portugal, até 2018, quando Mirieli Estaili Santos e Alison dos Santos ganharam prata no salto triplo e bronze nos 400 m com barreiras, respectivamente, em Tampere, na Finlândia, o Brasil tem 14 medalhas (3 de ouro, 2 de prata e 9 de bronze).

 

 

Antes de viajar para Nairóbi, os atletas participaram de um Camping de Treinamento no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, de segunda-feira (9/8) até quinta-feira (12/8), onde contaram com o apoio dos treinadores convocados e dos profissionais pessoais.

Os atletas terão o apoio em Nairóbi dos seguintes treinadores: Maria Aparecida Souza de Lima (MT), Cremilson Julião Rodrigues (SP), João Evangelista de Sena Bonfim (DF), Ricardo de Sousa Barros (SP) e Luís Gustavo Fonseca Consolino (SP).



A delegação será chefiada por Joel Oliveira, presidente da Federação Paulista de Atletismo, e contará ainda como o coordenador técnico Domingos Rodrigues Pandeló Junior e do delegado Fernando dos Reis (ambos da CBAt). Integram o grupo ainda o médico André Luís Lugnani de Andrade (SP) e os fisioterapeutas Ricardo Zacharias de Souza (SP) e Amanda Lima Rodrigues (SP).

 

Os atletas:

 

Feminino

Érica Cavalheiro (Instituto Foz-PR) - 200 m e 400 m

Daniele Campigotto (CAC-SC) - 100 m com barreiras

Giovana Corradi (Centro Olímpico-SP) - 100 m com barreiras e salto em distância

Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) - 10.000 m marcha

Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) - salto em distância

Vivica Ifeoma Silva Ilobi (Centro Olímpico-SP) - salto triplo



Masculino

Izaias Alves Sales (AGUIAS Guariba-SP) - 100 m, 200 m e 4x100 m

Robson Lins Aguiar (Sport Clube do Recife) - 100 m e 4x100 m

Igor Clemente de Oliveira (Potiguar de Atletismo) - 4x100 m

Renan Correa Gallina (AA Maringá-PR) - 4x100 m

Hygor Gabriel Soares (AERO-RN) - 4x100 m

Vinicius Moura Galeno (CASO-DF) - 400 m e 4x400 m

João Henrrique Barros (ASPMP-SP) - 4x400 m

Gabriel Alves dos Santos (ASEMPAR-PR) - 400 m com barreiras e 4x400 m

Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP) - 800 m e 4x400m

Fabricio Júlio de Pereira (ASPMP) - 110 m com barreiras

Rian Pereira Coutinho (Clã Delfos-MG) - 110 m com barreiras

Gabriel Luiz Boza (APA-SP) - salto em distância

Felipe Izidoro da Silva (Instituto Foz-PR) - salto triplo

 

(Fonte: CBAt)

Comentários