Maringá City oferece exames preventivos em praça pública



A Prefeitura de Maringá iniciou nesta terça-feira, 17, a consulta de exames preventivos realizados na carreta do programa Cuide-se +. O veículo está na travessa Guilherme de Almeida, no estacionamento entre a Praça Raposo Tavares e o Terminal Intermodal. A ação prossegue até quinta-feira, 19.

 
O atendimento, que ocorre graças a uma parceria entre Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria de Saúde e Sesi, é destinado às mulheres pertencentes ao grupo de risco no desenvolvimento do câncer de mama a partir dos 40 anos e que fizeram agendamento pelas UBSs. O atendimento acontecerá nos períodos da tarde, das 13h30 às 17h, e noite, entre 18h e 21h.
 
“Quando eu vi que a carreta voltaria, fiquei atenta para conseguir uma vaga. É uma oportunidade excelente que a prefeitura está fazendo para incentivar as mulheres a fazerem o teste”, diz a pedagoga Mônica Gonçalves. 
 
A enfermeira da Secretaria de Saúde, Fernanda Furlan, afirma que o projeto tem o objetivo de conscientizar as mulheres a fazerem o exame de mamografia o mais rápido possível. “A mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. Este tumor é a primeira causa de morte por câncer na população feminina, então, quanto antes detectado, melhor para o tratamento”, diz. 
 
SAÚDE DA MULHER - A ação visa promover a saúde da mulher, ofertando os exames de mamografia de uma forma rápida e gratuita para a população. Os testes serão feitos por ondem de chegada, sendo 15 vagas por período. Nos três dias, estima-se o atendimento de pelo menos 90 mulheres. Lembrando que é preciso levar um documento com foto e Cartão SUS.
 
O programa com a carreta Cuide-se mais é realizado anualmente. Em outras oportunidades são realizados exames de prevenção como o papanicolau, mamografia e análise de manchas na pele, além de instruções de prevenção contra doenças, como câncer de mama e colo de útero.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários