Maringá beneficia mais de 500 mulheres com distribuição de absorventes



A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, numa parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) do Paraná, Coletivo Igualdade Menstrual, Câmara Municipal e o Mudi/UEM, realizou, neste sábado, 14, a entrega de 6,6 mil pacotes de absorvente íntimos e produtos de higiene pessoal que serão destinados a mais de 500 mulheres em situação de vulnerabilidade. 

 
A arrecadação ocorreu em diversas etapas. Os produtos serão distribuídos pela Cufa Paraná nas cidades do trecho entre Maringá-Londrina. “Com essa campanha, trazemos a visibilidade e a necessidade de falar em dignidade menstrual”, afirma a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher da Prefeitura de Maringá, Alana Marquezini.
 
Por meio desta ação, diz ela, será possível oferecer absorvente por seis meses a diversas mulheres que não têm condições de adquirir esse bem básico de higiene. 
 
Para a coordenadora regional da Cufa, Lua Gomes, renegar a pobreza menstrual é renegar a própria existência feminina. 
 
“A menstruação é inerente à nossa existência. Não podemos mais tratar a menstruação como tabu ou algo inimaginável. Nosso muito obrigada à comunidade que apoiou e contribuiu com as doações”, agradece Lua Gomes.
 
PERMANENTE - A distribuição de absorventes tornará ação permanente da Prefeitura de Maringá, conforme anuncia a secretária da Mulher, Terezinha Pereira. 
 
A secretária lembra que o município está em fase de implantação da política de combate à pobreza menstrual com o projeto de Lei 15.929/2021, aprovado esta semana pela Câmara e que prevê a distribuição de absorventes íntimos a mulheres em condições de vulnerabilidade social.
(Foto: Ana Lausa Sé/PMM)

Comentários