Londrina e de Foz do Iguaçu agora são Cidades-Irmãs



Com a intenção de fortalecer os vínculos entre os Municípios de Londrina e Foz do Iguaçu, os prefeitos Marcelo Belinati e Chico Brasileiro assinaram, na manhã de ontem (26), o Protocolo de Intenções como Cidades-Irmãs. Ele é uma aliança estratégica com objetivo de promover o intercâmbio de experiências e cooperação mútua entre as cidades.

Segundo o prefeito Marcelo, os municípios brasileiros apresentam desafios e problemas que são comuns, por isso um sempre poderá ajudar o outro com as ideias e ações bem-sucedidas. “Foz do Iguaçu é referência mundial em turismo e tem uma gestão administrativa de excelência, assim como Londrina é referência em muitas áreas. Com essa troca, quem vai ganhar é a população. Por isso, nossa ideia é fortalecer a coirmandade no mundo e estabelecer as boas práticas com as cidades aqui do Brasil”, esclareceu o prefeito de Londrina.

Já o prefeito de Foz do Iguaçu. Chico Brasileiro, acredita que o pacto traz como benefício principal a troca de conhecimento e a capacitação das equipes, o que ajuda no crescimento em conjunto de ambas cidades. Para ele, a irmandade é um avanço de gestão, de troca de experiências, de efetivação de políticas públicas sociais e econômicas, além de ser um aprendizado por parte dos dois municípios. “A cidade de Londrina é uma referência para nós. Nesses últimos anos, ela tem dado uma demonstração de lisura e de políticas públicas progressistas e avançadas, que chegam até as famílias. Acredito que essa aliança vai trazer excelentes resultados, porque é uma cooperação onde vamos estudar as práticas realizadas nas secretarias e autarquias, que vamos poder replicar no nosso dia a dia”, explicou Brasileiro.

Por meio da irmandade, Londrina e Foz do Iguaçu podem estreitar os laços e trocar conhecimentos nas mais diversas áreas, como em tecnologia, inovação, governança, desenvolvimento econômico, turismo, saúde, educação, assistência social, cultura e outras. Além disso, as autoridades se comprometem a empregar esforços para trazer o progresso econômico e social para ambas e ratificam o acordo de amizade e coirmandade, através da sanção de uma lei municipal, conforme a Constituição Federal.

Londrina tem 10 cidades-irmãs internacionais. São elas a cidade de Toledo, nos Estados Unidos; Nishinomiya e Nago, ambas no Japão; Leon, na Nicarágua; Zhenjiang e Heyuan, ambas na China; Guimarães, em Portugal; Modena, na Itália; Bilbao, na Espanha; e Concepción, no Paraguai. Foz do Iguaçu é a primeira nacional a assinar esse acordo de amizade. “Estamos procurando interagir com cada uma das 10 cidades-irmãs de Londrina e agora com Foz, buscando oportunidades e trocas de ideias a respeito de como podemos fazer o intercâmbio de projetos e de soluções mais exitosas. Foz é uma cidade com um turismo muito forte e com várias inovações tecnológicas, que podemos aproveitar”, acredita o secretário de Governo, Alex Canziani.

Visitas – Para entender o funcionamento da máquina pública de Londrina, durante a manhã inteira, os secretários municipais vão acompanhar os gestores públicos londrinenses e visitarão pontos importantes da cidade, como o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL).

A intenção é analisar as estruturas disponíveis e os trâmites burocráticos que envolvem o assunto, para que, no futuro, o conhecimento daqui possa ser utilizado no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, onde os graduandos de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) fazem o internato e as residências médicas, como em Saúde da Família, Clínica Médica e Pediatria. Segundo Canziani, há uma vontade de tornar o hospital municipal de Foz em uma instituição federalizada futuramente. Além disso, durante a manhã, a equipe visitou a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD). Uma reunião para o fechamento das visitas está marcada para as 14h, no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Para o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, outras cidades poderiam fazer o mesmo para melhorar a governança pública no país. “O mundo precisa dessa forma de integração e harmonia, porque com elas consegue-se governar para todos”, disse Mendonça. Para a secretária de Fazenda de Foz do Iguaçu, Salete Horst, a Prefeitura iguaçuense tem muito a oferecer para Londrina. “Temos inúmeras experiências para trazermos, que podem ser adaptadas à realidade local e esse encontro de hoje é justamente para fazermos isso: para olharmos o que cada um tem de melhor e contribuirmos mutuamente”, afirmou a secretária de Fazenda de Foz do Iguaçu.

Além dos prefeitos, participaram desses encontros o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Sampaio; o secretário de Transparência e Governança, José Elias Castro Gomes; secretário de Obras, Lui Cesar Furlan, secretário de de Planejamento e Captação de Recursos, Leandro Costa; secretária de Fazenda, Salete Horst; secretário de Tecnologia da Informação, Rafael Sanches; presidente do Instituto de Transporte e Trânsito, Licerio Santos.

Pelo Município de Londrina, participaram o secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, secretário de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez; controlador-geral do Município, Newton Tanimura; Ouvidor-Geral do Município de Londrina, Alexandre Sanches; diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez; presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), Luciano Kuhl e os diretores de tecnologia da Informação, Márcio Horaguti; de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira e de Tecnologia da Informação e Operações da CTD, Pedro Sella. Também estiveram presentes, o chefe de gabinete, Moacir Sgarioni; as vereadoras Dani Ziober e Flávia Cabral.

Sobre Londrina – Durante o encontro, o prefeito Marcelo Belinati apresentou Londrina aos visitantes e mostrou os potenciais do município. Entre eles, a atração de empresas de grande porte como Magazine Luiza, Moinho Dona Benta e as demais empresas do grupo J.Macedo; Tata Consultancy Services (TCS); Centro de Soluções Integradas da Atlas Schindler e a Sadia/Perdigão, que estão vindo para a cidade.

Londrina é o segundo maior município do Estado do Paraná e o quarto maior da região sul do país, com o Produto Interno Bruto (PIB) nominal ultrapassando os R$19 bilhões. É considerado o município mais rico do norte paranaense e tem como destaque os setores de serviços, indústria e agropecuária.

A cidade conta também com mais de 25 Instituições de Ensino Superior (IES) e 50 mil graduandos e alunos de pós-graduações. Além disso, Londrina foi considerada a cidade mais transparente do Brasil, de acordo com o ranking da CGU; a 3ª cidade mais acolhedora do Brasil, segundo a agência de viagens Expedia Brasil; a sétima melhor para empreendimentos devido ao ambiente regulatório e a 13ª cidade mais empreendedora do Brasil.

Sobre Foz do Iguaçu – A cidade de Foz do Iguaçu é segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros no Brasil e o primeiro do Paraná, principalmente devido às Cataratas do Iguaçu, que são uma das sete Maravilhas da Natureza. Segundo Brasileiro, no Município, há cerca de 35 mil vagas em hotéis e pousadas, sendo que 40% delas são ocupadas geralmente por estrangeiros. Devido à pandemia gerada pelo coronavírus, grande parte da movimentação pelo turismo apresentou queda, mas já é possível perceber a retomada econômica do setor.

As principais fontes de renda e arrecadação são o turismo, comércio e a prestação de serviços, além da geração de energia elétrica gerada na Usina Hidrelétrica de Itaipu, que é a maior geradora de energia elétrica do mundo, a segunda maior em tamanho e uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno, segundo a Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

A cidade faz fronteira com outros dois países, que são o Paraguai e a Argentina, por meio de Ciudad del Este e Puerto Iguazú, respectivamente, sendo que essa região da tríplice fronteira abarca mais de 700 mil habitantes. Devido à grande diversidade de povos, Foz do Iguaçu é considerada uma cidade multicultural, tendo em sua composição mais de 70 grupos étnicos, como italianos, alemães, hispânicos, chineses e japoneses. São cidades-irmãs de Foz do Iguaçu, os municípios de Pisa, na Itália; de Hernandarias, no Paraguai; Seogwipo, na Coreia do Sul; Jericó, na Palestina; e de Xiamen e Kunming, ambos na China.

Anualmente, Foz do Iguaçu recebe um dos maiores eventos anuais de software livre e tecnologia aberta do mundo, que é o Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware). A cidade conta com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), desde 2003, que tem como objetivo gerir o ecossistema de inovação para o desenvolvimento de ciência, tecnologia, inovação e negócios. São mais 57 mil m² de área construída, com mais de 40 empresas incubadas, 60 laboratórios, 50 salas de aulas e três universidades integradas.

(Texto: Ana Paula Redler. Texto: Vivian Honorato/Comunicação Prefeitura de Londrina)

Comentários