Grêmio-RS derrota Palmeiras pelas quartas do Brasileiro Feminino



As Gurias Gremistas venceram o Palmeiras no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro Feminino A1. A equipe, comandada pela técnica Patrícia Gusmão, voltou a campo após quase dois meses desde o término da primeira fase e fez 2 a 1 no, até então invicto, Palmeiras. A partida aconteceu na tarde deste sábado no Estádio Antônio Vieira Ramos.


Para o jogo, o Grêmio teve algumas modificações no time que vinha atuando na fase classificatória, começando com Lorena no gol, no meio-campo Maglia e Nathane atuando aberta pela direita. Em função de uma lesão na tíbia, diagnosticada no início de agosto, a meia-atacante Maiara, uma das artilheiras da equipe na temporada, ficou fora do jogo.

O jogo
A partida começou disputada, com o Palmeiras chegando ao ataque e obtendo dois escanteios seguidos nos primeiros minutos. Mas o Grêmio começou a impor seu jogo logo aos três minutos, com jogada triangulada pelo lado esquerdo de ataque, que Rafa Levis tentou o cruzamento com efeito na área, mas a foi à linha de fundo.

Mais uma vez com perigo à meta adversária, o Grêmio chegou com Pri Back em velocidade pelo lado esquerdo. A camisa 7 fez o cruzamento rasteiro na área, que Laís Estevam e Nathane Fabem, bem marcadas,  não conseguiram chegar. Logo na sequência, o Grêmio mais uma vez chegou com perigo, com Jane Tavares cruzando para Pri Back, que finalizou mas a goleira Jully fez grande defesa.

Aos 13 minutos, a goleira Lorena fez grande defesa ao parar chute de Duda, que tentou rebote, mas Patrícia Maldaner tirou de cima da linha. 
O Grêmio teve pênalti a seu favor quando Jane Tavares ingressou na área, driblou a goleira, que pegou as pernas da atleta tricolor e fazendo a irregularidade. A meia Pri Back carinhosamente ajeitou a bola e, de perna direita, abriu o placar no Vieirão.

Mas o gol de empate do Palmeiras veio aos 28 minutos, quando a defesa tricolor tentou afastar, mas Duda aproveitou e finalizou, obrigando Lorena a fazer grande defesa. No rebote, Duda fez o cruzamento e Carol Baiana, de cabeça, empatou.

O Grêmio quase se colocou à frente do placar novamente aos 36, quando Rafa Levis interceptou a troca de passes da defesa do Palmeiras e arriscou um chute por cobertura na goleira Jully, que estava adiantada. A bola surpreender a goleira, mas acabou passando por cima do travessão.

Aos 42, mais uma chance para o Grêmio, com Rafa Levis chegando à linha de fundo, mas a camisa 7 palmeirense Duda Santos cometeu falta na atacante gremista. Rafa Levis cobrou a falta à meia altura, em um chute calibrado, que venceu a defesa do Palmeiras, recolocando o Grêmio à frente do placar. Fim do primeiro tempo: Grêmio 2x1 Palmeiras.

2º tempo
O Grêmio seguiu dominando a partida, com poucas chances reais para o Palmeiras na etapa complementar. As Gurias Gremistas chegavam próximo do terceiro gol, mas se defendiam com consistência. 

Aos oito minutos, Rafa Levis fez falta em Júlia Bianchi no meio de campo e levou cartão amarelo. Logo na sequência, Agustina fez falta na camisa 11 tricolor e também recebeu o cartão. Na cobrança da falta, cruzamento na área de Pri Back, que a defesa afastou, mas sobrou para Laís Estevam finalizar de primeira. Por pouco a bola não entra e o Grêmio marca o terceiro.

O Palmeiras teve chance de empatar aos 16 minutos, com Duda recebendo na intermediária. A meia-atacante ingressou na área e chutou forte de direita, cruzado, mas a bola saiu à direita do gol defendido por Lorena.

O Grêmio processou a primeira alteração com a Lorena González, fazendo sua reestreia pelo Grêmio. A zagueira uruguaia entrou no lugar de Nathane Fabem. No mesmo momento, Palmeiras também realizou as primeiras modificações, com as saídas de Camilinha e Duda Santos e entradas de Katrine e Chú.

Após choque em disputa de bola, a goleira Lorena precisou deixar o gramado e mais uma alteração precisou ser processada, com o ingresso da goleira Raíssa. A arqueira que iniciou a partida foi leva ao hospital para realização de exames e passa bem.

Ainda no decorrer do segundo tempo, mas o jogo mais equilibrado, Grêmio e Palmeiras construíram chances. Patrícia Gusmão também realizou outras três modificações, com as entradas de Tchula, Eudimilla e Gabizinha nos lugares de Maglia, Laís Estevam e Gisseli Mariano.

O Grêmio lutou para ampliar e se defender, terminando o jogo com a vantagem para o jogo de volta das quartas de final. O próximo duelo entre as duas equipes acontece no próximo domingo, às 20h, no Allianz Parque.

(Texto: Grêmio Oficial. Foto: Maxi Franzoi/Grêmio)

Comentários