Em Maringá, clínica veterinária da Prefeitura atende mais de mil animais de rua



O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, implantou, como uma das principais políticas públicas da Prefeitura, a causa animal, principalmente voltada aos pets em situação de rua e vítimas de maus-tratos. Um dos serviços oferecidos é o atendimento veterinário na Clínica de Bem-Estar Animal e nas faculdades conveniadas (Unicesumar e Uningá). Neste ano, 1.003 animais foram atendidos. Destes, 846 pela Clínica de Bem-Estar Animal do município.

 
O número aumentou em 39% comparado com o ano passado inteiro e 166% em relação a 2019. “São realizados atendimentos gratuitos aos animais resgatados das ruas por meio de denúncias na Ouvidoria Municipal pelo telefone 156”, explica o secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marco Antonio de Azevedo. 
 
O diretor de Bem-Estar, Ivan Zakaluk complementa que os atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos são realizados em animais encaminhados ao local pelo Bem-Estar Animal. A clínica do município conta com monitor multiparamétrico, aparelho de anestesia inalatório, oxigênio, foco cirúrgico, mesa cirúrgica, calha cirúrgica, mesas auxiliares de inox e ar-condicionado. 
 
A sala de cirurgia tem estrutura moderna e capaz de fazer atendimentos em animais com histórico de atropelamentos em todas as suas implicações, como fraturas fechadas, inserção de talas e encaminhamento para exames radiográficos. Caso o animal tenha alguma doença infecciosa, ele é diagnosticado e tratado no local.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários