Em Maringá, bairro Vila Operária completa 74 anos



A Prefeitura de Maringá mantém cerca de 30 grandes obras em andamento em todo o município. Várias delas estão na Vila Operária, que completa hoje, 17 de agosto, 74 anos. A população local gira em torno de 20 mil habitantes, mais que diversas cidades da região. Seja por meio de obras públicas ou da iniciativa privada, o bairro ganhou vida própria e possui uma rede de serviços, comércio e indústria quase independente.

 
A Vila Operária conta com Unidade Básica de Saúde, Centro Esportivo, hospital, supermercados e bancos. Fica entre a rodoviária e o Parque do Ingá e é cortada pela principal via da cidade, a avenida Brasil. Também é uma região com forte espiritualidade, com igreja católica, evangélica, centro espírita e terreiro. Uma mistura e ecletismo que mostra bem o perfil maringaense de Melhor Cidade para Viver, recebendo e acolhendo bem a todos. 
 
“A Vila Operária mudou o seu perfil ao longo dos anos”, lembra o historiador João Laercio Lopes Leal. “Possui vida dinâmica em uma região privilegiada”. Ele conta que entre as décadas de 1930 e 1940 o local possuía ranchos rústicos e pessoas trabalhando na cultura do palmito. É o período pré-plano urbanístico da cidade. Entre 1940 e 1950 chegaram as casas de madeira. Depois, até os anos 1970, houve avanço das construções em alvenaria. Os edifícios de até seis andares começaram a ser construídos nos anos 1980. E a partir da década de 2000 o bairro ganhou um perfil de classe média alta com prédios de alto padrão. 
 
OBRAS - A gestão Ulisses Maia reconhece a importância da Vila Operária na história da cidade. E investe no bairro. Entre as obras recentes estão a modernização da praça Praça Emiliano Perneta, no entorno da Igreja São José, finalizada em 2020; e a implantação da ciclovia e pista de caminhada na avenida Riachuelo - falta a jardinagem para a entrega oficial da obra.  
 
Uma importante ferramenta de uso comum da comunidade é o Centro Esportivo Dr Luiz Moreira de Carvalho, que passa por ampla reforma. As obras têm previsão de entrega no primeiro semestre de 2022. O Brinco da Vila também é um espaço comunitário importante e histórico. Outrora sede de treinamento do futebol profissional, hoje passa por adequações e ganhará uma unidade do Meu Campinho. Projeto está pronto e vai para licitação em breve. Mesmo passando por adequações e melhorias, é ponto de referência do lazer das famílias da Vila Operária.
(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários