DER homologa duplicação Maringá-Iguaraçu por R$ 183 milhões



O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) homologou o resultado da licitação da elaboração de projeto e execução da obra de duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, na região Noroeste, um investimento de R$ 183.456.873,42.

O despacho, publicado em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, conclui o processo licitatório iniciado em abril deste ano, e dá início aos trâmites internos para assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço.

Finalizada essa etapa, os trabalhos começam pela elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, com início dos serviços no trecho conforme os projetos forem sendo aprovados.

OBRA – A obra prevê a duplicação em uma extensão de 21,82 quilômetros, cinco quilômetros de vias marginais, três interseções em desnível, cinco retornos, duas passarelas e a duplicação da ponte sobre o Rio Pirapó.

Serão feitos serviços de execução de terraplenagem, dispositivos de drenagem e obras de arte correntes, galerias celulares, passa fauna, pavimentação, obras de arte especiais, sinalização, melhorias ambientais e demais serviços complementares.

O prazo para execução, após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, é de 720 dias (24 meses). Os projetos básico e de engenharia devem ser finalizados durante os primeiros 210 dias, mas os serviços no trecho podem ter início até os primeiros 180 dias, conforme os projetos, divididos em subtrechos, forem sendo aprovados.

O anteprojeto da obra foi doado pela Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), sendo utilizado como base para a licitação do projeto de engenharia e da execução da duplicação, na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi).

PROJETOS – O DER/PR está licitando ainda a elaboração de dois projetos executivos de engenharia que dão continuidade às melhorias na PR-317, desta vez no trecho entre Iguaraçu e a ponte sobre o rio Paranapanema (divisa com São Paulo).

O projeto intitulado lote 01 inicia na ponte sobre o Rio Paranapanema (sem incluir a estrutura) e segue até o município de Nossa Senhora das Graças, em um total de 34,24 quilômetros de extensão. Além da restauração do pavimento e da ampliação, o projeto deverá contemplar a execução de interseções em desnível nos entroncamentos com a PR-340, acesso para Santo Inácio, e com a PR-463, acesso para Colorado, além da implantação de um Posto da Polícia Rodoviária Estadual em Santo Inácio.

O projeto inclui, ainda, a remodelação do viaduto de acesso à Usina Alto Alegre e a possibilidade de implantar uma interseção em desnível também no acesso secundário de Santo Inácio.

No lote 02 o projeto de restauração e ampliação inicia no entroncamento com a PR-542 e segue até Iguaraçu, com uma extensão de 35,89 quilômetros. Ele incluirá interseções em desnível no acesso para Nossa Senhora das Graças, e nos entroncamentos com a PR-458, tanto no acesso para Lobato quanto no acesso principal para Santa Fé, com marginais em ambos os lados da rodovia no perímetro urbano desta última.

Também serão avaliadas melhorias na ponte sobre o Rio Bandeirantes e a necessidade de interseções em desnível no acesso secundário para Santa Fé e no entroncamento com a PR-550, acesso para Munhoz de Melo.

Os dois projetos devem contemplar ainda soluções como acostamentos, rótulas fechadas alongadas nas interseções em nível, regularização dos acessos, novos passeios e ciclovias ou faixas compartilhadas onde for aplicável.

O orçamento estimado para o lote 01 é de R$ 3.206.733,11 e de R$ 3.764.438,51 para o lote 02, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Atualmente ambas licitações estão na etapa de análise das propostas técnicas, cujos envelopes foram abertos no dia 28 de julho, em sessão pública no auditório do DER/PR em Curitiba. Uma vez concluída a análise, será publicado aviso divulgando a data da sessão de abertura dos envelopes com as propostas de preços das participantes.

(Texto: AEN. Foto: DER-PR)

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