Cidade de Maringá realiza audiência pública do Plano Diretor em setembro



A Prefeitura de Maringá realizará no dia 9 de setembro, quinta-feira, Audiência Pública do Plano Diretor da cidade. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) fará a apresentação na Câmara de Vereadores às 19h e também transmitirá pela internet. Haverá pontos de participação popular nos distritos de Floriano e Iguatemi e em mais três bairros. 

 
“A participação popular é importante para que as pessoas ajudem a decidir como a cidade crescerá e se desenvolverá. Todo o material está disponível na internet para consultas, análises e novas sugestões”, explica a diretora presidente do Ipplam, Bruna Barroca. 
 
A revisão do Plano Diretor deve acontecer a cada dez anos. A Prefeitura debate com a comunidade, recebe sugestões, faz apresentações para diferentes segmentos da sociedade e do serviço público. O coordenador de Revisão do PD, José Vicente Alves do Socorro, informa que já há um documento com mais de mil páginas, resultado das sugestões feitas até o momento. 
 
O Plano Diretor tem convergência com o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) que está sendo realizado pela primeira vez em Maringá. A integração acontece porque os dois planos têm situações em comum, como o uso e ocupação do solo por exemplo. O Plano Diretor aborda o crescimento da cidade, criação de loteamentos, construção de prédios e moradias, entre outros. Já o PlanMob estuda e propões soluções para a segurança dos veículos e pedestres, organização do trânsito e criação de novas ciclovias e vias para ônibus. 
 
O QUE - O Plano Diretor segue quatro etapas: mobilização e proposta metodológica; análise temática integrada ou do diagnóstico; diretrizes e proposições; legislação e implementação. Será base para o desenvolvimento da cidade na próxima década e fundamental para ratificar Maringá como a melhor cidade para se viver no Brasil.

.SERVIÇO
• Audiência Pública
• Data: 9 de setembro de 2021, às 19h
• Local: Câmara de Vereadores de Maringá e na internet
• LINK para inscrição .  
• Site do Ipplam .  
(Texto: Andye Iore/PMM)

Comentários