Maringá atende mais de 1,8 mil gestantes com acompanhamento Pré-Natal Odontológico



A prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, atendeu, este ano, mais de 1,8 mil gestantes em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para  realizar o acompanhamento do Pré-Natal Odontológico. O serviço tem como objetivos conscientizar as grávidas sobre a importância de ir ao dentista durante a gestação, o autocuidado e os cuidados adequados da saúde bucal do filho. 

 
O ideal é que a supervisão ocorra ao longo dos nove meses da gravidez, com visitas a cada 90 dias ou quando houver necessidade. A primeira consulta deve ocorrer entre o primeiro e o segundo mês de gestação. A segunda, entre o quarto e o quinto, já a última deve acontecer mais próxima do parto, por volta do sétimo ou oitavo mês. O acompanhamento pode ser feito com um odontopediatra, que também começará a participar desde cedo da vida da criança. 
 
O pré-natal odontológico, assim como o acompanhamento clássico com o obstetra, é importante porque a saúde bucal da gestante influencia diretamente o ambiente e a saúde do bebê. De acordo com a Supervisora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Paula Botelho, a doença periodontal é mais comum durante a gravidez. “Alguns estudos apontam uma correlação entre doenças bucais e um parto prematuro. Isso ocorre porque, com a inflamação na região da gengiva, são liberadas na circulação substâncias que induzem o trabalho de parto”.
 
Durante a gravidez, há um aumento nos níveis dos hormônios progesterona e estrogênio, que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos. Assim, ocorrem mais facilmente sangramentos na gengiva. Os enjoos desse período também têm a ver com a boca. E, como o vômito deixa a região mais ácida, a mulher tem maior propensão a desenvolver aftas, cáries e erosão dentária. 
 
Além do pré-natal, existem outros conselhos básicos que ajudam as gestantes a conservar uma ótima saúde bucal, como escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, optando sempre por cremes dentais com flúor, que realmente protegem os dentes e não se esquecer do fio dental; manter uma alimentação balanceada, que ajuda a evitar a proliferação de bactérias na boca; e prestar atenção à hidratação diária, já que a água estimula a produção da saliva, que resguarda a cavidade bucal.
 
Serviço
O acompanhamento do pré-natal odontológico pode ser encontrado em todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção das UBSs Quebec e Maringá Velho. O atendimento é realizado diariamente em período integral. A equipe é formada por dentistas e auxiliares. É preciso levar apenas o cartão SUS.
(PMM)

Comentários