Grupo de Acompanhamento da Prefeitura de Maringá debate os fundos de vale como espaço de lazer


A reunião do Grupo de Acompanhamento (GA) do Plano Diretor, realizada online pela Prefeitura de Maringá, na noite da última segunda-feira (12), debateu o uso do solo nas áreas urbanas maringaenses. Entre os temas estavam fundos de vale, fiscalização, centralidades, legislação, áreas de convivência, entre outros. “Os fundos de vale são passivos que podem se tornar um valioso ativo para a estruturação urbana de Maringá”, comentou o Coordenador da Revisão do Plano Diretor, José Vicente Alves do Socorro. 

 
Essa transformação é o que a Prefeitura de Maringá começou a fazer, a partir de 2019, com a criação dos Parques Lineares do conjunto Ney Braga e do Jardim Piatã. Em fase final de construção, estes equipamentos públicos oferecerão esportes, lazer e cultura para a população. Eles possuem quadras ou campos esportivos, pistas de caminhadas, mesas para jogos de tabuleiro, Academias da Terceira Idade, entre outros. 
 
O GA também debateu a ampliação e rigor na fiscalização para evitar descumprimento das normas e problemas; descentralizar serviços e ações para atender a comunidade nos bairros; tornar a legislação mais clara para facilitar as ações públicas; ampliar as opções de convivência nos bairros, entre outros. 
 
REFERÊNCIA - O Grupo de Acompanhamento foi formado em 2019 e tem 56 membros, desde empresários e representantes da construção civil, Câmara de Vereadores, movimentos populares, órgãos públicos, líderes de bairros, entre outros. A próxima reunião será neste sábado (17). Os assuntos debatidos servem como referência para o Plano Diretor, que visa melhorar a qualidade de vida da população e são fatores determinantes para ratificar Maringá como a melhor cidade para se viver no Brasil.
(Texto: Andye Iore/PMM)

Comentários