Cidade Canção de Maringá participa de grupo que prepara modelo de licenciamento para o Brasil



A Prefeitura de Maringá faz parte de um grupo de prefeituras que debate a criação de um novo modelo de licenciamento urbanístico integrado para o Brasil. A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e reúne as prefeituras de Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Campinas (SP) e Maringá (PR). O prefeito Ulisses Maia é 2º secretário da Diretoria Executiva da gestão 2021/2023 da FNP. 

 
As prefeituras realizaram a primeira reunião online ontem (21) e em breve divulgarão a proposta para o novo modelo de licenciamento urbanístico integrado que será encaminhado para o Governo Federal. “Maringá é conhecida e existe grande respeito pelo nosso trabalho com o Plano Diretor, gestão territorial e outros serviços nesse segmento”, explica o secretário de Planejamento e Urbanismo, Estevão Paschoalin Palmieri. 
 
O modelo definido pelo Governo Federal no final do ano passado - e já revogado - caracterizava aspectos de construção e licença de atividade como de baixo, médio e alto impacto. Neste parâmetro, não havia previsão de análise de zoneamento, uso e ocupação de solo e outras situações importantes que as prefeituras com planejamento urbanístico exemplar fazem. 
 
A proposta que será apresentada pela FNP também leva em consideração a  Lei de Liberdade Econômica. Neste ponto, Maringá também está avançada. O prefeito Ulisses Maia assinou na última segunda-feira (19) a lei que possibilita a abertura de uma empresa em até 24 horas. 
 
Os secretários de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e áreas similares da FNP voltam a se reunir em agosto para cada um apresentar seus modelos e assim criar a proposta que será apresentada para prefeituras de todo o país antes de ser entregue ao Governo Federal.
 
Participaram da reunião ontem:
• Estevão Paschoalin Palmieri, secretário de Planejamento e Urbanismo de Maringá;
• Sérgio Ferrari, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização e secretário de Infraestrutura de Aracaju;
• Luciana Lobo, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza;
• Germano Bremm, secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre;
• Leonardo Bacelar, secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife;
• João Xavier Nunes Filho, secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador;
• Renato Níveo Guimarães Mesquita, secretário de Planejamento e Urbanismo de Campinas;
• Águeda Muniz, consultora de Desenvolvimento e Planejamento Urbano da FNP
(Texto: Andye Iore. Foto: Thiago Louzada/PMM)

Comentários