Cidade Canção de Maringá é primeira na geração de empregos no interior do Paraná



Maringá é, mais uma vez, destaque na economia paranaense. A cidade foi a que mais gerou empregos no interior em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 1.163 vagas geradas no período, sendo 35% a mais que a terceira colocada no estado e ficando atrás somente da capital. 

 
O resultado é o saldo positivo entre o número de contratados (6.560) e demitidos (5.397) no período em Maringá. Os setores que mais contrataram foram serviços (44,9%), comércio (22,5%), indústria (18,9%), construção civil (10,1%) e agronomia (3,8%). No geral, Maringá tem desempenho diferenciado em 2021, com quatro meses de resultados positivos, janeiro (+1200 vagas), fevereiro (+1882), abril (+487) e maio (+1163), e um negativo, março (-91).
 
O prefeito Ulisses Maria credita o resultado à coragem e determinação do empreendedor maringaense, que luta contra adversidades impostas pela pandemia de covid-19. Ele lembra que a Prefeitura, muitas vezes em conjunto com a Câmara Municipal e a sociedade organizada, tem realizado inúmeras ações. Ulisses Maia cita o Auxílio Emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Apoio aos Profissionais de Eventos, o Programa Juro Zero, a prorrogação do pagamento de impostos e tributos, e a distribuição de cestas básicas e cartões alimentação. 
 
E as ações da Prefeitura não param. Ontem, 30 de junho, foram assinados os 37 primeiros contratos do Programa Juro Zero. Ainda este mês, a Prefeitura vai apresentar novas empresas que construirão no Parque Industrial Felizardo Meneguetti. Além do Parque de TI que começará construção em breve. “Criamos o Programa de Retomada da Economia com muitas ações que contribuem para a manutenção de negócios e geração de empregos”, frisa Ulisses Maia. 
 
HISTÓRIA - A Agência do Trabalhador informa que o resultado de maio é recorde no período na última década. No geral, o mês historicamente apresenta menos da metade de vagas que foi registrado em maio. Com isso, Maringá colabora para que o Paraná seja o estado que mais gerou empregos na região sul do país, com 15.884 contratações. Santa Catarina teve 13.587 e o Rio Grande do Sul com 7.458. Paraná também se destaca como o quarto gerador de vagas, perdendo somente para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
(Andye Iore/PMM)

Comentários