Prefeitura de Maringá disponibiliza vacina contra HPV nos postos de saúde



A Secretaria de Saúde de Maringá segue com a campanha da vacina contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV). Podem ser vacinados, meninas com idade entre 9 e 14 anos e 11 meses, e meninos de 11 a 14 anos incompletos. As doses são disponíveis permanentemente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na sala de vacina da Secretaria de Saúde.

 
Pacientes de 9 a 26 anos que fizeram transplantes de órgãos ou estão em tratamento de câncer ou apresentam diagnóstico positivo do HIV/Aids também têm direito à vacina. É necessário ter prescrição médica e tomar três doses. Depois de dois meses após a primeira dose, o paciente toma a segunda. Na sequência, espera quatro meses para tomar a última.
 
Em abril de 2021 houve ampliação de 800 doses para pessoas de 15 a 26 anos. Para receber a dose é preciso ter em mãos a carteirinha de vacina e os documentos pessoais. De acordo com a Secretaria de Saúde, mesmo que uma pessoa já tenha o diagnóstico da doença, ainda assim poderá se vacinar, pois a aplicação protege contra quatro vírus. O intervalo de vacinação entre as vacinas contra a covid-19 e outras, exceto raiva que não tem intervalo, é de 14 dias.
(PMM)

Comentários