Observatório coloca Universidade Estadual de Maringá em destaque mundial



Boletim anual divulgado neste mês pelo Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação ((OCTI) distingue a Universidade Estadual de Maringá no panorama da produção científica mundial, com destaque para a área da Biodiversidade, na qual um dos artigos mais citados é o do professor Sidinei Magela Thomaz, do Departamento de Biologia da UEM.

Intitulada “Panorama da Ciência Brasileira: 2015-2020”, a publicação foi organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Observatório. A ideia é atuar na busca constante por iniciativas inovadoras que dialoguem com as necessidades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O OCTI pretende, a partir de novas abordagens de métricas já utilizadas, disponibilizar panoramas sobre a produção científica e tecnológica brasileira e mundial, além de análises sobre indicadores que visam avaliar o potencial e os gargalos das diferentes grande regiões e Unidades da Federação brasileiras frente aos desafios para o desenvolvimento regional e local. 

A expectativa é criar um espaço de reflexão que também contribua para a avaliação e a formulação de políticas públicas com sólido embasamento conceitual e em evidências. Neste boletim, o Observatório apresenta os resultados da sua primeira agenda de estudos, feitos em 2020, com a intenção de divulgar dados e informações que visam auxiliar a construção de uma visão de futuro para o País.

Um de seus destaques é o mapeamento temático da pesquisa brasileira nos últimos cinco anos por meio da análise da produção indexada na Web of Science (WoS) com a participação de autores vinculados a instituições nacionais. 

A partir de abordagens cientométricas inovadoras, são identificados os temas e objetos de pesquisa mais recorrentes e estrategicamente posicionados no conjunto dessa produção, revelando a competência e o esforço científico em diversas áreas para tratar questões e desafios globais.

Para a professora Karina Fidanza, da área de projetos internacionais do Escritório de Cooperação Internacional da UEM, “esse boletim, com foco na internacionalização e na ciência produzida, deixa a UEM em excelentes rankings internacionais, além de contribuir para outras trocas com parceiros internacionais e universidades de todo o mundo. O pesquisador ganha em visibilidade acadêmica, mas toda a comunidade se beneficia dessas produções". 

Karina menciona o fato de o artigo do professor Thomaz ter tido 165 citações na área de Biodiversidade. O professor é ligado ao Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia).

O OCTI

Desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação visa monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), no Brasil e no mundo. 

Tem a missão de identificar desafios e oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de programas e políticas nessas áreas. Para isso, o OCTI fornece informações de qualidade, de maneira sistemática e contínua, para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), por meio de serviços de inteligência estratégica e antecipatória.

Além disso, busca construir uma rede de parceiros mobilizados para a realização de estudos temáticos e a validação de conteúdos, contribuindo para a geração de informações de qualidade e alto nível.

(Comunicação UEM)

Comentários