Técnica fala sobre treinos da equipe brasileira de judô masculino em Portugal

Neste sábado, 15, a seleção brasileira de judô completará sua quarta semana de treinamentos em Portugal, onde realiza um Treinamento de Campo Internacional com a seleção portuguesa de Judô pela Missão Europa, do Time Brasil.


A seleção aterrissou em solo português no dia 18 de julho, e iniciou a retomada dos treinos no Centro de Treinamento de Rio Maior. Quatro dias depois, a equipe seguiu para Coimbra, onde permanecerá até o dia 29 de agosto.


No Diário da Seleção #3, a treinadora da equipe masculina, Yuko Fujii, detalhou como têm sido os treinamentos e o recondicionamento dos judocas brasileiros nesse período, além de descrever as principais diferenças em relação aos treinamentos realizados habitualmente.


Acompanhe às sextas-feiras as novas páginas do "DIÁRIO DA SELEÇÃO" escritas pelos membros da delegação do Judô presentes em Portugal.


Qual foi o menu dos treinos no Dojô para a seleção masculina nesta semana?


“Segunda e terça realizamos o treino técnico no tatame. De quarta a sábado, separamos a equipes em dois grupos e fazemos 3x5min de Newaza e 7x5min de Tachiwaza. Já no período da tarde, de segunda à sexta, realizamos novamente outro treino técnico ou optamos por um treino físico.”


Qual é o principal foco de atenção neste período de retomada dos treinamentos?


“Nosso foco é sentir e observar bem cada atleta e sua reação ao treino, fisicamente e mentalmente, para evitar lesões.”


Quais são as principais diferenças desse treinamento de campo para aqueles que costumamos fazer habitualmente (Japão, Mittersill, Castelldefells, etc)?


“A preparação e a construção. Usávamos o Treinamento de Campo Internacional como uma preparação para as competições. O Treinamento de Campo, hoje, está sendo uma reconstrução para melhorar o Judô dos atletas, conseguindo fazer bastante estudos e ajustes, tudo com muita calma.”


Tecnicamente, quanto os atletas já conseguiram recuperar nessas quatro semanas?


“Depende muito de cada atleta. Mas, todos estão demonstrando evolução a cada semana. Porém, vejo que ainda irá demorar mais um pouco para que se recuperem 100%.”


Qual é a projeção para a próxima semana?


“Iremos manter a mesma rotina e cardápio de treino que realizamos nas semanas anteriores.”

(Foto: Alexandre Castello Branco/COB)




Comentários

+ lidas nos últimos 30 dias!

Mega-Sena acumula

Giovana Marinoski disputa o Open do Sul-Brasileiro no Beto Carrero

Maringá Futebol Clube anuncia mais 3 reforços para a Segundona do Paranaense