Prefeitura de Maringá e associações discutem volta do esporte

A Prefeitura de Maringá e representantes de associações esportivas se reuniram na manhã de hoje, 3, para tratar da volta de treinos de atletas maringaenses. Encontro teve participação do secretários de Esportes e Lazer (Sesp), Valmir Fassina, e de Saúde, Jair Biatto, e do vereador Mario Verri. "Vamos analisar se é modalidade coletiva ou individual", comentou Biatto. "Vamos considerar para atletas que vivem do esporte. E não para abrir centros esportivos para comunidade porque ainda não é hora".

 

 

Ficou definido na reunião que Secretaria de Esportes fará um relatório sobre todas modalidades com condições de voltar aos treinos, respeitando medidas preventivas ao coronavírus. Algumas associações já fizeram esse relatório por conta própria e estão prontas para voltar aos treinos. Como a de Volei de Praia que reúne poucas pessoas em local aberto e não tem contato físico. O que reduz riscos. Está descartada a volta de competições em quadras, campos e ginásios por enquanto. 

 

Associações também estão na expectativa de retomar treinamentos para participar de competições estaduais e nacionais que já estão agendadas respeitando protocolos da Secretaria de Esportes do Paraná e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). "Temos algumas modalidades que a volta é mais fácil. O treino pode ser feito só como uma pessoa", explica Fassina. 

 

Como é o caso da corredora Tábata de Carvalho que não parou seu treino por conta própria. Ela visa garantir vaga das Olimpíadas de Tóquio 2021 e já tem tempo para isso. Mas precisa garantir índice oficialmente. Segundo levantamento da Sesp, Maringá teria em torno de dez atletas com possibilidades de disputar as Olimpíadas e Jogos Paralímpicos. 

 

Também participaram da reunião hoje representantes do Judô, Futsal, Ginástica, Handebol, Vôlei de Praia, esportes comunitários, de rendimento, entre outros. 

(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

Comentários