Exposição da Prefeitura de Maringá incentiva a transformação de materiais recicláveis em arte


Transformar materiais recicláveis em peças conceituais. Essa é a proposta da 1ª Mostra Recicla Juventude, da Prefeitura de Maringá. São 35 produtos exclusivos produzidos pela Diretoria da Juventude para incentivar a reutilização de embalagens e madeiras que seriam descartadas como lixo, despertar a criatividade dos jovens e a preservação do meio ambiente. A exposição será entre os dias 4 e 7 de agosto, das 10h às 16h, no Auditório Hélio Moreira, respeitando as medidas de prevenção ao coronavírus.

O diretor da Juventude, Adriano Bacurau, explica que a ideia surgiu com o reaproveitamento das latas vazias de spray utilizadas por grafiteiros, ao fazer a decoração da parede de casa com o material reciclável. “O projeto vem como uma estratégia para ocupar tempo, principalmente nesse momento de isolamento social, além de geração de renda”, afirma Bacurau. A proposta é expandir o projeto para pacientes de casas terapêuticas do município. 

Para fazer as 35 peças, a diretoria reciclou mais de 30 materiais como cabos de vassouras, latas de sprays vazias, monitor ou televisão antiga, armações de ferro, compressores de ar, armação de lavadores de pressão, livros e revistas. Os materiais foram transformados em mais de 10 luminárias, 2 casinhas de cachorro ou gato, carrinho de brinquedo, cadeiras, arará para pendurar roupas e calçados, adega, mesinhas de centro, porta talher, cama de bebê para crianças brincarem, banco de metal color, entre outros. 
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)


Comentários