Testes em moradores e funcionários de casas de idosos em Maringá reforçam prevenção contra covid-19


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Maringá segue fazendo testes de coronavírus (covid-19) em  moradores e funcionários de instituições que abrigam idosos. No total, já foram destinados mais de 340 exames do tipo PCR para este público. O objetivo desta ação de testagem é assegurar a saúde dos idosos e conseguir um panorama mais concreto sobre o atual cenário de propagação entre pessoas com 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo de risco da doença. 

Equipes da Saúde estiveram no Condomínio do Idoso no sábado, 11 de julho, para realizar testes de coronavírus nos 47 moradores do local. Nenhum idoso testou positivo e todos seguem sem sintomas. 55 funcionários e 84 moradores do asilo São Vicente também fizeram testes nos dias 16 e 17 de julho. Todos os exames deram negativo. Na segunda, 27, os testes foram realizados na Casa Lar Benedito Franchini. 29 funcionários e 17 moradores foram testados. Os resultados ainda não estão prontos. 

Nesta quarta, 29, os testes estão sendo realizados no Asilo Bem Viver. São 30 idosos e 16 funcionários. Amanhã, 30, serão testados 37 idosos e 28 funcionários do Asilo Wajunkai. Os próximos locais ainda serão definidos pela Secretaria de Saúde. 

São realizados testes do tipo PCR. "Considerado “padrão de referência”, o PCR é o exame que identifica o vírus e confirma a covid-19 de forma mais eficiente. Os testes são realizados como mais uma ação da prefeitura no combate à doença e não devido a suspeitas de surtos", explica o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Maringá, Eduardo Ribeiro. Os exames são encaminhados ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), em Curitiba, e o resultado fica pronto entre três e cinco dias após a coleta. 
(Foto: Mileny Melo/PMM)

Comentários