Prefeitura de Maringá recebe 581 denúncias no final de semana; Comércio desrespeita decretos


A Fiscalização da Mobilização Integrada recebeu 581 denúncias no final de semana. Entre a última sexta-feira, 10, e ontem, 12, foram 233 vistorias, 123 orientações, 52 locais fechados e quatro pessoas multadas sobre toque de recolher e/ou falta de máscara. Apesar dos decretos municipais 943 e 952 em prevenção ao coronavírus indicarem comércio fechado, trabalhando com delivery somente estabelecimentos de alimentação, fiscais flagraram vários locais abertos quando deveriam estar fechados. Muitos atendendo clientes no local. 

Flagrantes em bares, lanchonetes, açougues, sorveterias, disque cerveja, panificadoras, entre outros. Além de festas e aglomerações em espaços públicos. Uma das principais ocorrências foi na manhã de ontem em açougue na avenida Pedro Taques. Quando equipes chegaram flagraram portas abertas e funcionários atendendo clientes no local. Durante orientação padrão para que estabelecimento trabalhe dentro das normas do decreto, dono se exaltou, questionou fiscais e foi preciso intervenção da Polícia Militar para que vistoria continuasse. 

Para piorar situação, açougue interditou calçada em frente ao estabelecimento, chegando a bloquear parte da rua também. Funcionários foram orientados e liberar acesso do espaço público e atender somente delivery. Caso foi registrado em fotos e vídeos por fiscais e será avaliado pela Secretaria da Fazenda.  
Participam da fiscalização equipes das secretarias da Fazenda (SeFaz), da Saúde, de Mobilidade Urbana (Semob), Meio Ambiente (Sema), Guarda Municipal, Comunicação e apoio da Polícia Militar. Denúncias devem ser feitas no 156 sobre descumprimento do decreto e no 153 ou 190 sobre perturbação do sossego. 

RESUMO DO FIM DE SEMANA
• 581 denúncias
- 162 sobre perturbação do sossego
- 169 gerais
- 250 sobre decretos
• 233 vistorias
• 52 locais fechados
• 123 orientações
• 4 multas sobre toque de recolher e/ou falta de máscara
• 36 mil denúncias desde 20 de março

• Confira os decretos municipais de prevenção ao coronavírus. 
(Texto e foto: Andye Iore/PMM)

Comentários

+ lidas nos últimos 30 dias!

Mega-Sena acumula

Giovana Marinoski disputa o Open do Sul-Brasileiro no Beto Carrero

Maringá Futebol Clube anuncia mais 3 reforços para a Segundona do Paranaense