Ilustrador russo que desenhou o urso Misha morre aos 84 anos

O ilustrador russo que desenhou Misha, o mascote dos Jogos Olímpicos de 1980 (Moscou), que foi boicotado por vários países, morreu nesta segunda-feira (20) aos 84 anos, informou uma editora de livros infantis.

Viktor Chizhikov, ilustrador de livros infantis, é mais conhecido por ter criado Misha, um urso marrom com um cinto nas cores dos cinco anéis olímpicos, para os Jogos de Moscou.

A Guerra Fria deixou sua marca nos Jogos Olímpicos de 1980. Os Estados Unidos lideraram um boicote para protestar contra a invasão soviética do Afeganistão, movimento ao qual se juntaram outros 60 países.

Em retaliação, a União Soviética e a maioria de seus aliados do bloco oriental boicotaram os Jogos Olímpicos de Los Angeles, quatro anos depois.

Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), um grupo de artistas produziu 60 versões do mascote dos Jogos de Moscou, mas o urso de Chizhikov foi escolhido para o evento.

“É simbólico que o artista tenha nos deixado com muitas das lembranças das Olimpíadas de 1980”, afirmou a editora AST Deti em seu perfil no Facebook.

“A imagem do urso olímpico criado por Viktor Alexandrovich (Chizhikov) tocou o coração de milhões”, diz.

Na cerimônia de encerramento dos Jogos de Moscou, um grande mosaico de Misha nas arquibancadas mostrou uma lágrima escorrendo pelo rosto do urso.

Uma reprodução gigantesca do mascote também foi levantada por balões coloridos no estádio.
(Agência Brasil)

Comentários