Iluminação LED em Maringá proporciona mais segurança e economia


Quem passa pela avenida Gastão Vidigal no período noturno consegue ver melhor o avanço na infraestrutura local. A Prefeitura de Maringá finalizou neste sábado, 25, a implantação da iluminação em LED na ciclovia e pista de caminhada da avenida. Agora tem mais segurança e qualidade em mobilidade pra quem trafega do Cidade Alta para o Antigo Aeroporto, e vice versa. 

A revitalização da Gastão, feita com recursos próprios da Secretaria de Serviços Públicos, risca um dos pontos prioritários no mapa de manutenção de 2020. Nesta página é possível ver os locais que tiveram troca da iluminação convencional pela nova desde 2017, considerando também a projeção para o resto do ano. 

Em agosto começa o trabalho de implantação de LED nas avenidas 19 de Dezembro, Mandacaru, Alziro Zarur, Pedro Taques e Tuiuti. Investimento será de R$2,8 milhões, com previsão de conclusão para outubro deste ano, de acordo com o processo de licitação. 

Avanços
Implantar luzes em LED nos espaços públicos, além de melhorar infraestrutura local, promove economia de até 60% em consumo, com relação às lâmpadas convencionais. Também ocorre reforço à segurança pra quem passa pelos trechos em períodos noturnos e diminuição do impacto ambiental, por ter vida útil mais longa que luzes convencionais. 

Projetos de obras públicas contemplam essa estrutura pela qualidade. A prefeitura projeta o equipamento de iluminação de acordo com o espaço. 

Meus Campinhos, Terminal Urbano, Praça de Patinação da Vila Olímpica, avenida Carlos Borges e praças Farroupilha e Rocha Pombo são parte das dezenas de locais revitalizados desde 2017, quando projeto de troca de iluminação teve ação mais incisiva. 

No começo, o plano contemplou seis Centros Esportivos de Maringá e distritos. De 2018 a 2019, quadras poliesportivas de 13 escolas municipais foram revitalizada e salas de aulas de outras 11 unidades ficaram mais claras. Em 2019, entre praças, avenidas, ciclovias, campos de futebol e áreas de convivência, 16 espaços foram reestruturados para receber o LED.

Outros 60 superpostes (30 de 12 metros e 30 de 6) estão distribuídos no estacionamento do Willie Davids, praça da Catedral e de distritos, e complexos de lazer 

Em 2020, Maringá segue ganhando com eficiência energética e iluminação mais potente. Ação recente inclui instalação de luzes com placas fotovoltaicas, consideradas fonte de energia alternativa, limpa e sustentável.

Saiba Mais
Confira neste mapa de Maringá com pontos que receberam iluminação em LED desde 2017 e a projeção de revitalizações em 2020. 
(Foto: Geraldo Nevez/PMM)

Comentários