Em Maringá, canais de comunicação valorizam cidadania e solução de problemas


A Ouvidoria Municipal (serviço 156), da Prefeitura de Maringá, é um dos canais que permitem ao cidadão registrar suas reivindicações e fazer denúncias e sugestões sobre os mais variados assuntos. Além do telefone e redes sociais, é possível fazer o registro na plataforma online da prefeitura (link: https://bit.ly/2BrEUre). Este ano, até dia 21 de julho, a Ouvidoria registrou 61.134 protocolos. Desses, apenas 10,6% foram realizados pelo sistema online.

Na plataforma online o cidadão pode fazer solicitações de arborização, roçada, iluminação pública, notificações, descontos, limpeza de terrenos baldios, bocas de lobo, limpeza púbica, sinalizar mau atendimento, entre outros. Caso o cidadão esteja com sintomas característicos de coronavírus, o portal também indica o que fazer, onde ir, quais unidades de saúde estão abertas, além de informações sobre vacinas, medicação ou dúvidas sobre saúde. 

O contribuinte também pode denunciar empresas que estejam descumprindo os decretos municipais referentes ao coronavírus. Informações gerais sobre decretos, IPTU, ISSQN, ITBI, tributos em geral, nota fiscal avulsa e outros da praça de atendimento também podem ser solucionadas. "É importante frisar que o atendimento online garante facilidade e agilidade no suporte ao contribuinte. Além de poder acompanhar o protocolo até a sua conclusão, o cidadão colabora para não sobrecarregar a linha 156", afirma o diretor da Ouvidoria, Marcos Bogo.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

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