Começa reforma do Portal da Moda José Alves em Maringá


Acessos no Portal da Moda José Alves estão fechados. Obras de reforma já começaram para recuperar importante equipamento para moradores e trabalhadores no entorno dos shoppings atacadistas na PR-317. Obra tem custo de R$ 344 mil e espaço será entregue em novembro. Secretário de Obras Públicas, Albari de Medeiros, comenta que obra atende demanda antiga da comunidade. Além de ser um importante ponto onde há grande fluxo de pessoas, já que passarela está próxima ao aeroporto.

Funcionários da empresa Proec, vencedora da licitação, fecharam com tapumes as portas dos dois lados da passarela por questões de segurança, já que trabalho é feito com serras e outros materiais perigosos. Também é construído um barracão e banheiro para trabalhadores da reforma. Na próxima segunda-feira começará a retirada do piso. Depois foco estará nas rachaduras das paredes. 

Passarela fica no quilômetro 104 da rodovia PR-317. Estrutura tem 40 metros de extensão e 5,5 metros de altura sobre a rodovia. Portal da Moda José Alves foi inaugurado em 20 de julho de 2007 numa parceria entre prefeitura maringaense e governos federal e estadual. Equipamento teve recursos do Ministério do Turismo como incentivo ao setor do vestuário que recebe compradores de todo o Brasil nos shoppings atacadistas da cidade. Nome é em homenagem a empresário do setor que foi atropelado e morreu em 2006, no ponto onde portal foi instalado. 

Estrutura ficou por conta da Associação dos Lojistas que não deu conta de cuidar e devolveu para poder público. Porém, passarela não recebeu manutenção nas gestões anteriores e estava parcialmente depredada, colocando em risco usuários. Há lixo no local, pichações, muita ferrugem, instalação elétrica parcialmente danificada, entre outras situações causadas por vandalismo. Até parede chamuscada por fogo. Atual gestão fez plano para recuperar espaços públicos, incluindo o Portal da Moda. 
(Texto: Andye Iore. Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

Comentários